Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social teve como tema Vigilância Socioassistencial e SAGICAD
A Prefeitura de Marília, representada pela secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania, participou da 5ª Assembleia Geral Ordinária da Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social – COEGEMAS/SP.
O evento foi realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), nesta quinta-feira (18) e contou com a presença do Diretor de Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da SEDS, Rodrigo Lachi e da Secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único – SAGICAD, Shirley de Lima Samico.
A programação abrangeu a vigilância socioassistencial e a atuação da SAGICAD na coordenação de atividades de gestão da informação, monitoramento e avaliação de políticas e programas do MDS – Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Representando Marília, estiveram presentes as servidoras Marcelli Kulike e Veridiana Aparecida da Silva, ambas do setor de Vigilância Socioassistencial. “Com a presença da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Marília ratifica seu compromisso com a qualificação da gestão pública e o fortalecimento do SUAS. A participação ativa em espaços como o COEGEMAS é essencial para garantir políticas sociais cada vez mais eficazes e humanizadas no município,” destacou a secretária da pasta de Assistência Social, Hélide Maria Parreira.
Para o prefeito em exercício, Rogério Alexandre da Graça, a participação dos servidores de Marília é de extrema importância. “A presença de nossos servidores nesse evento mostra o comprometimento da gestão do prefeito Vinicius Camarinha com o fortalecimento da política pública de assistência social e a qualificação dos serviços oferecidos à população”.
SOBRE A FRENTE PAULISTA / COEGEMAS-SP
A Associação da Frente Paulista, COEGEMAS/SP – Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social de São Paulo (COEGEMAS-SP) – é uma organização que reúne os dirigentes de assistência social dos municípios paulistas, com o objetivo de promover a integração, o fortalecimento e a qualificação da gestão municipal da política de Assistência Social.
A Frente Paulista (COEGEMAS/SP) tem como diretrizes:
- Defender a assistência social como política de seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social);
- Assegurar a perspectiva municipalista da assistência social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais por meio de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios;
- Participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos de Pactuação, Programas e Projetos;
- Coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de assistência social;
- Promover e incentivar a formação do gestor municipal, a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da assistência social enquanto política pública, contribuindo para que o cidadão conheça e faça valer seus direitos, contribuindo para melhoria na qualidade de vida e fortalecimento da sua participação comunitária.
Fotos: Divulgação