Visita na instituição contou com conversas sobre Autismo, Educação Inclusiva e Equidade no contexto escolar
No último dia 25 de setembro (quinta-feira), representantes da Secretaria Municipal da Educação participaram de um importante encontro no Espaço Potencial – instituição dedicada à promoção da inclusão e ao apoio a pessoas com autismo. A visita teve como foco a discussão sobre autismo, educação inclusiva, trabalho colaborativo e equidade no contexto escolar.
A secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon, destacou a importância desse tipo de troca de experiências. “Toda vez que converso com essas profissionais, me afeto pelo conhecimento e pela experiência que compartilham com tanta competência. Agradecemos pela acolhida. Foi uma alegria imensa e também muita admiração pelo trabalho realizado por esta instituição”, disse Rosemeire Frazon.
O debate sobre a inclusão de estudantes com autismo no sistema educacional tem ganhado cada vez mais visibilidade. Durante a visita, ficou claro que, para alcançar a verdadeira inclusão, é essencial não apenas oferecer suporte pedagógico, mas também criar um ambiente de acolhimento e compreensão por parte de todos os envolvidos: professores, alunos e familiares.
O Espaço Potencial serve como exemplo de como a colaboração interdisciplinar pode resultar em práticas mais inclusivas e eficazes. Profissionais de diferentes campos de atuação compartilham seus conhecimentos e experiências, criando soluções inovadoras para a inclusão escolar. O resultado desse trabalho conjunto se reflete diretamente no bem-estar e no desenvolvimento dos alunos.
Durante a visita, foi discutido como a equidade educacional se traduz na adaptação dos métodos de ensino para que eles atendam às necessidades de cada aluno, respeitando suas particularidades, e proporcionando o suporte necessário para que todos possam alcançar seu pleno potencial.
Para a secretária da Educação, o trabalho realizado pela equipe do Espaço Potencial não passa despercebido. “A acolhida que as famílias e profissionais recebem é uma das grandes forças dessa iniciativa. Esse é um espaço de cuidado e de respeito pela diversidade”, afirmou. Ela completou dizendo “que essas experiências são fundamentais para a evolução das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva”.
E finalizou. “A visita ao Espaço Potencial foi uma oportunidade de reafirmar a importância de práticas inclusivas no sistema educacional, onde cada aluno é respeitado e valorizado em sua singularidade”.
Fotos: Divulgação