No total, 120 imóveis da zona Norte receberam as visitas dos agentes de controle de endemias
A Prefeitura de Marília, por meio da Divisão de Zoonoses – órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, realizou na tarde desta última terça-feira (13) uma ação de captura e orientação educativa sobre escorpiões para os proprietários de imóveis localizados no bairro Figueirinha, na zona Norte da cidade.
No total, seis agentes de controle de endemias visitaram 120 imóveis situados em oito quadras da rua Pedro Laureano e adjacências. “Nós tivemos um pedido para averiguar áreas de maior vulnerabilidade para o aparecimento do escorpião. No momento da ação, não encontramos nenhum espécime. Aproveitamos as visitas para promover um trabalho educativo com os moradores e alertá-los sobre os riscos de eventuais acidentes com escorpiões”, afirmou a supervisora responsável pela Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues.
Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, neste ano, já foram registradas 215 notificações de acidentes com escorpiões no município.
“Nossos funcionários encontraram muitos imóveis fechados no bairro Figueirinha, o que dificulta as ações de controle. Nestes locais, com os moradores ausentes, foram distribuídos panfletos informativos. Pedimos à população que fique atenta às recomendações e, na dúvida, procure a unidade mais próxima da sua casa para solicitar as devidas orientações”, ressaltou a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Outras informações e esclarecimentos sobre os riscos de acidentes com escorpiões podem ser obtidos com a Divisão de Zoonoses pelo telefone: 3401-2054, no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Fotos: Divulgação