Objetivo é o desenvolvimento integral das crianças de até 6 anos, promovendo a articulação entre poder público, sociedade civil e outros parceiros
No último dia 17 de outubro (sexta-feira), pela manhã, na sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação, foi realizada a primeira reunião da Comissão Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância.
A reunião foi aberta pela presidente da Comissão e atual secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, e conduzida pela coordenadora da Comissão, Ana Cynira, que também é superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Educação.
O encontro contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade civil de Marília: do Fórum Municipal; da Associação Amor Exigente; do Conselho Tutelar; além de representantes de várias secretarias municipais.
“A Comissão tem como objetivo principal o desenvolvimento integral das crianças de até 6 anos, promovendo a articulação entre poder público, sociedade civil e outros parceiros. Foi uma reunião muito produtiva e participativa”, comentou a presidente da Comissão, Rosemeire Frazon.
Entre as ações discutidas e planejadas no primeiro encontro, destacam-se:
- a realização de um diagnóstico técnico e participativo sobre a situação da primeira infância no município;
- proposição de metas, indicadores e estratégias para monitoramento e avaliação das ações do Plano Municipal;
- integração das diferentes secretarias e órgãos públicos para a construção de políticas coordenadas;
- apresentação do cronograma para as fases da elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), garantindo ampla participação social.
O PMPI é um instrumento político e técnico que organiza as ações do município voltadas para os direitos das crianças de até 6 anos. Ele atua como planejamento estratégico de médio e longo prazo, abrangendo áreas essenciais para o desenvolvimento infantil, como: Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, Direitos Humanos e Infraestrutura e Urbanismo.
“A iniciativa reforça o compromisso de Marília com políticas públicas integradas e participativas para a infância, garantindo oportunidades iguais para o crescimento e bem-estar de todas as crianças”, finalizou Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação