Objetivo do encontro foi apresentar os avanços do processo de inserção da Educação Digital nas escolas
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou no último dia 23 de outubro (quinta-feira) um encontro formativo durante o Horário de Estudo Coletivo (HEC), reunindo professores da Rede Municipal, representantes da Secretaria e membros do Grupo de Trabalho (GT) – responsável pela implementação da Proposta de Computação no currículo escolar.
O objetivo do encontro foi apresentar os avanços do processo de inserção da Computação e da Educação Digital nas escolas, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC).
Durante o encontro, foram discutidas as principais diretrizes da Resolução CNE/CEB nº 2/2025, que torna obrigatória a inclusão da Computação na Educação Básica a partir de 2026. Também foram abordados os eixos da ENEC: Conectividade, Dispositivos e Ambientes, Currículo, Formação, Recursos Educacionais Digitais e Gestão e Transformação Digital e a organização dos objetivos de aprendizagem da BNCC Computação em três grandes áreas: Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital. O GT apresentou ainda as etapas do cronograma municipal e as ações já desenvolvidas para adequar o currículo e formar os professores da rede.
Na segunda parte da reunião, os participantes foram divididos em grupos de estudo. E cada grupo ficou responsável por analisar o currículo de um ano do Ensino Fundamental. O trabalho coletivo teve como foco identificar as habilidades da BNCC Computação já presentes nas práticas pedagógicas e aquelas que ainda precisam ser fortalecidas.
“A atividade proporcionou trocas de experiências entre as escolas e reforçou o compromisso da nossa Rede Municipal de Ensino em promover uma educação que prepare os alunos para atuar com criticidade, ética e criatividade no mundo digital”, afirmou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
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