Serão oferecidos: horário estendido, tendas, banheiros químicos, policiamento e distribuição de água, entre outras comodidades
A Prefeitura de Marília, por meio da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana – Emdurb, prepara estrutura especial para oferecer mais conforto aos visitantes que forem ao Cemitério da Saudade neste Dia de Finados, celebrado no domingo, 2 de novembro.
Responsável pela administração do cemitério municipal, a Emdurb estenderá o horário de visita no domingo, com funcionamento das 7h às 18h. “Teremos equipes de funcionários no domingo para orientar os visitantes na localização dos jazigos, inclusive com a distribuição de folheto informativo com o mapa do cemitério”, explicou o presidente da Emdurb, Paulo Alves.
Além disso, será disponibilizado carrinho elétrico para facilitar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, bem como haverá distribuição de água para a população.
Serão disponibilizados banheiros químicos e serão instaladas tendas na entrada principal, no portão lateral e no gramado, oferecendo suporte para proteção contra exposição ao tempo – sol e chuva.
O entorno do cemitério contará com apoio da Polícia Militar e dos agentes do Departamento de Trânsito – Detap. “No domingo, dia 2, a faixa da avenida em frente ao cemitério será interditada para veículos, sendo que o tráfego será feito em mão dupla na faixa em frente ao velório, com auxílio dos agentes de trânsito, ou seja, não haverá prejuízo para o deslocamento com veículos”, detalhou o presidente da Emdurb.
Melhorias realizadas no Cemitério da Saudade
A Emdurb realizou melhorias no Cemitério da Saudade para oferecer um espaço seguro, limpo e acolhedor para receber as famílias que prestarão homenagem aos entes falecidos no Dia de Finados, celebrado neste domingo, 2 de novembro de 2025.
De acordo com o presidente da Emdurb, Paulo Alves, a pedido do prefeito Vinicius Camarinha, o cemitério recebeu melhorias para o feriado de Finados. “Realizamos a pintura da fachada externa; pintura e adequação da parte elétrica da capela; limpeza, retirada de folhas e podas de árvores – inclusive em Avencas, Rosália e Padre Nóbrega; sinalização viária no entorno; manutenção da vigilância patrimonial com ronda interna, que patrulha todo o cemitério das 18h às 6h”.
Ainda de acordo com Paulo Alves, os muros do cemitério também receberam nova pintura, deixando o espaço mais limpo e acolhedor para a população. “Estamos sempre buscando melhorias no cemitério municipal, com o compromisso de oferecer um ambiente seguro e organizado, especialmente neste período em que o movimento de visitantes e veículos aumenta”.
Sobre o Cemitério da Saudade
Localizado na Avenida da Saudade, nº 700, no bairro Mirante – zona Oeste de Marília, o Cemitério da Saudade possui cerca de 24.500 túmulos (20 mil na parte antiga, 3990 na parte gramado, 300 verticais com concessão de 10 anos e 360 verticais de concessão de 03 anos). O cemitério é situado neste local desde 1929, sendo que atualmente são realizados, em média, quatro sepultamentos por dia.
Com aproximadamente 100 mil pessoas sepultadas, o cemitério possui sistema informatizado de localização: as buscas são realizadas pelo nome do (a) falecido (a), data de falecimento, nome do pai ou da mãe e ainda por sobrenome.
Todos os anos, nesta data de Finados, a visitação gira em torno de 15 mil pessoas.
Marília unida contra a dengue
A Prefeitura de Marília orienta os visitantes, ao deixarem flores em homenagem aos entes falecidos, que evitem recipientes com água, ajudando a prevenir a dengue.
Fotos: Divulgação