Capacitação é feita em parceria com o SENAR e a FAESP e conta apoio da Prefeitura de Marília e do Comtur
Na última quarta-feira, 5 de novembro, os alunos do curso de Turismo Rural promoveram um delicioso almoço para convidados, como parte da apresentação do Módulo 9 do curso, dedicado à gastronomia típica.
Atualmente em sua 5ª edição em Marília, o curso teve início em fevereiro e será concluído no final de novembro. O Programa Turismo Rural é uma iniciativa voltada a produtores e trabalhadores rurais, seus familiares e demais interessados em atuar no setor, oferecendo capacitação para transformar propriedades rurais em destinos turísticos sustentáveis e rentáveis.
A edição de 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Pompeia, FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O almoço foi realizado na acolhedora Chácara Sagrado Coração de Jesus, anfitriã do curso.
O almoço teve como objetivo integrar teoria e prática, colocando os alunos na experiência real de receber turistas em suas propriedades. Sob a orientação da instrutora do SENAR, Graziela Greco, os participantes foram responsáveis por todo o processo: preparo dos pratos, organização do espaço receptivo, montagem dos arranjos de mesa e atendimento aos convidados.
O cardápio encantou os presentes com sabores autênticos do interior: costela fogo de chão, farofa, arroz branco, feijão, salada mista caipira com molho da chef Grazi, cuscuz vegano, frango ao molho da roça com polenta no ponto certo, além das sobremesas sagu e melancia. O resultado foi um almoço saboroso, acolhedor e repleto de aprendizado.
O evento também contou com duas participações virtuais especiais: o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e o presidente do sistema FAESP/SENAR, Tirso Meirelles, enviaram vídeos com mensagens direcionadas aos alunos, destacando a importância do curso e o potencial do turismo rural na região de Marília.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, também destacou a relevância do programa: “É um curso completo, que capacita produtores a diversificar suas fontes de renda e transformar suas propriedades em destinos turísticos. Além de gerar oportunidades, valoriza a cultura, a história e o meio ambiente rural. Marília e região têm muito potencial, e nós apoiamos todas as iniciativas que promovem capacitação e desenvolvimento.”
Já o presidente do Comtur, Ivan Evangelista Junior, elogiou o trabalho dos alunos: “O módulo de gastronomia típica foi coroado de pleno sucesso e muito sabor do interior. As falas do secretário Roberto de Lucena e do presidente Tirso Meirelles destacam Marília no cenário nacional. Parabéns aos organizadores e participantes”.
Fotos: Alf Ribeiro