O município de Marília foi sede na tarde desta quinta-feira (6) do 1º Encontro do ano no Estado de São Paulo da Pnaisari (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei), promovido pela Fundação Casa, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.
O encontro foi realizado no auditório da Secretaria da Saúde e contou com a presença de diversas autoridades, como Caroline Morais, representando o Ministério da Saúde; Naide Oliveira, da Secretaria de Estado da Saúde; da juíza Dra. Thaís Feguri Krizanowski Farinelli, representando o Poder Judiciário; Dra. Cassia Zanguetin Michelão, da Defensoria Pública; e da diretora do DRS (Departamento Regional de Saúde) Célia Maria Marafiotti Netto; entre outras.
As autoridades foram recepcionadas pela diretora da Divisão Regional da Fundação Casa (DR4), Edneia Ferreira Rodrigues Reganhan, que representou a presidente da Fundação Casa, Cláudia Carletto; e pela secretária municipal da Saúde de Marília, Dra. Paloma Libanio – além de Marília, havia representantes também dos municípios de Pompeia, Ocauçu e Iaras.
No início do evento, Caroline Morais, do Ministério da Saúde, destacou a Pnaisari. “Agradeço o convite da Fundação Casa e da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. É um momento de muito alegria, pois a Pnaisari é uma política intersetorial, com diversos apoiadores. Temos parte do sistema de garantia dos direitos aqui representado e isso é fundamental para um atendimento de qualidade aos adolescentes. Só temos que agradecer a todos os parceiros que estão comprometidos com a saúde e com a qualidade desse atendimento de adolescentes e jovens. Hoje a Pnaisari está presente em 20 estados, totalizando 120 municípios e 259 equipes de saúde de referência para as unidades socioeducativas.”
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, destacou o evento. “Este encontro foi proposto pela Fundação Casa e ficamos felizes em poder receber a todos. Agradeço à presença de todos e é um momento muito importante, com objetivo principal de fortalecer, divulgar e principalmente ampliar o que temos hoje de política pública em favor desse adolescente. Vamos continuar trabalhando juntos e fortalecer cada vez mais a Pnaisari.”
A diretora da Fundação Casa, Edneia Ferreira Rodrigues Reganhan, falou sobre a estrutura da Fundação Casa na DR 4. “Trata-se de um momento de muita alegria e emoção. É o primeiro encontro da Pnaisari no Estado. Temos a sede em Iaras com oito centros de atendimentos, a sub-sede 1 em Marília com nove centros e a sub-sede 2 em Ribeirão Preto com mais oito, totalizando 25 centros de atendimentos. Hoje é um dia pra gente comemorar. Agradeço à Dra. Paloma por todo apoio da Secretaria Municipal da Saúde no atendimento ao adolescente. A Fundação Casa em Marília vai fazer 25 anos e temos visto o avanço que está acontecendo, com os direitos dos adolescentes sendo cada vez mais respeitados. E agradeço ao prefeito Vinicius Camarinha, que tem sido parceiro da Fundação Casa e recentemente nos cedeu a área da Fumares para instalar a nossa sede administrativa.”
A diretora do DRS, Célia Maria Marafiotti Netto, parabenizou aos envolvidos pelo encontro da Pnaisari em Marília. “Parabenizo a todos por esse importante evento. Quando falamos em saúde, estamos falando em saúde integral, ou seja, em todos os níveis. A Intersetorialidade é fundamental e é uma honra participar desse momento tão importante para as nossas vidas”.
Fotos: Divulgação