Pesquisadores, gestores e representantes da sociedade civil se reuniram no Sesc Pinheiros para discutir avanços e desafios no combate à insegurança alimentar
A Prefeitura de Marília, por meio do Setor de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, participou, no dia 19/11, do “II Seminário Estadual de Segurança Alimentar”, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, com o propósito de promover debates e reflexões sobre os avanços, desafios e estratégias relacionados à segurança alimentar e nutricional no Brasil e, em especial, no estado de São Paulo.
O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Combate à Fome. O encontro reuniu gestores públicos, nutricionistas, estudantes, representantes da sociedade civil, universidades, conselhos e organizações que atuam com políticas públicas de segurança alimentar e combate à fome.
Além da participação de autoridades relacionadas ao assunto, foram realizados cinco painéis temáticos, que abordaram desde o panorama da insegurança alimentar no Brasil até ações concretas implantadas no estado de São Paulo, inclusive tratando do papel da sociedade civil na construção de políticas alimentares que atuem de maneira intersetorial na busca de soluções permanentes para erradicar a fome.
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, destacou que o seminário foi um marco para consolidar o compromisso do estado de São Paulo com a construção de uma sociedade mais justa e solidária, em que a segurança alimentar e nutricional seja garantida para todos os cidadãos e, em especial, para aqueles mais vulneráveis. “O II Seminário trouxe a oportunidade de realizarmos articulação intersetorial, fortalecimento de políticas voltadas à segurança alimentar, troca de experiências, debate sobre estratégias futuras e engajamento regional, além de ter propiciado reflexões profundas e renovação do compromisso com a construção de um Estado mais justo, saudável e solidário,” finalizou a secretária Hélide.
Representaram o município a coordenadora do Banco de Alimentos “Geralda Souza”, Priscila Tiemi Ozawa, e o servidor Rafael Caputti de Lara, reafirmando o compromisso da gestão municipal na ampliação do acesso à alimentação de qualidade as famílias em situação de vulnerabilidade.
Fotos: Divulgação