A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, autorizou na manhã desta terça-feira (dia 2) a reforma e revitalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) São Judas Tadeu, que fica na Rua Ribeirão Preto, 510 – na zona Norte da cidade.
O investimento total será de R$ 586.884,54, com foco em modernização, acessibilidade e conforto para os usuários. Esta já é a 18ª obra na área da saúde, sendo que 10 delas – UPA Norte, UPA Sul, USF Vila Barros, USF Toffoli, USF Jânio Quadros, USF Cavalari, CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Policlínica da Zona Oeste e UBS Castelo Branco – já foram finalizadas e entregues à população.
Serão realizadas as seguintes melhorias na UBS São Judas: substituição completa da cobertura, incluindo nova estrutura de madeira; troca total das telhas de barro; modernização das instalações elétricas com novas luminárias e projetores LED de alta eficiência; renovação completa dos acabamentos internos e externos, com aplicação de massa corrida e pintura em ampla área da unidade; melhoria da acessibilidade, com instalação de novos lavatórios, cubas, torneiras clínicas e adequação de um sanitário PNE (Portadores de Necessidades Especiais); e reforço estrutural, incluindo obras de alvenaria e tratamento de fissuras nos elementos de concreto para garantir segurança e durabilidade do prédio.
A cerimônia de autorização reuniu diversas autoridades, como o prefeito Vinicius Camarinha; a secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio; o presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo da Saúde; além do secretário municipal da Infraestrutura, Johnny Mota Pereira.
“Em menos de um ano já autorizamos 18 obras somente na área da saúde, e dez delas já foram concluídas. A saúde estava abandonada e estamos priorizando as unidades e serviços de saúde que se encontravam em condições precárias. Com credibilidade e seriedade, estamos conseguindo os recursos financeiros junto ao Governo Federal e no Estado para realizar várias obras. A saúde é prioridade e é assim que vamos continuar cuidando da nossa cidade”, afirmou o prefeito Vinicius.
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, destacou a importância da revitalização da UBS São Judas Tadeu. “Hoje, nós estamos colocando a política pública como prioridade. Vamos dar acolhimento e um local mais seguro para os nossos funcionários e, especialmente, com dignidade para os nossos pacientes, além de oferecer com esta reforma um ambiente de total acessibilidade, que era pleiteado por todos que a utilizam. Por isso, agradecemos ao prefeito Vinicius por não medir esforços para a sua realização”.
Comunidade comemora o autorizo
A enfermeira Raulina Araújo Moreira também fez questão de agradecer ao chefe do Executivo pela iniciativa de revitalização da UBS São Judas. “Eu estou aqui desde 2021, e esta unidade necessita ser reformada com urgência. Graças a Deus, fomos atendidos em nossos pedidos e só temos que agradecer ao prefeito Vinicius por autorizar esta revitalização”, disse a enfermeira.
A paciente da unidade, Esmeralda Romo Ferrari, parabenizou o prefeito Vinicius pela autorização da obra. “Eu moro há mais de 40 anos no bairro, próximo da unidade. Só tenho a agradecer ao nosso prefeito por lembrar de nós e autorizar a reforma da nossa UBS”.
O presidente da Câmara, Danilo da Saúde, ressaltou o descaso que a atual administração encontrou em relação à infraestrutura dos postos de saúde. “Esta UBS São Judas é mais um retrato do abandono em que se encontrava os nossos postos de saúde. Mas hoje Marília vive um novo tempo na gestão pública e com o trabalho árduo do prefeito Vinicius e da Secretária Paloma, esta unidade também será recuperada. Ficamos felizes com esta boa notícia e a população mais ainda”, comentou o presidente da Câmara.
Ampla estrutura de atendimento
A UBS São Judas Tadeu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, tendo uma população atendida por volta de 4 mil pessoas, oferecendo atendimento médico, odontológico, psicológico, nutricional, de fisioterapia, pré-natal, puericultura, imunização, curativos, atendimento a saúde da mulher, administração de medicação e teste do pezinho.
As enfermeiras que coordenam os trabalhos da unidade são: Mirella Aranão Marconato – enfermeira responsável; Renata Rodrigues Plácido; e Raulina Araújo Moreira.
A equipe conta com 15 técnicos de enfermagem, um ginecologista, um pediatra, dois clínicos, uma psicóloga, equipe e-multi, oito ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), dois ACEs (Agentes de Controle de Endemias), dois dentistas, duas auxiliares de saúde bucal e um auxiliar de serviços gerais.
Além do São Judas Tadeu, a unidade atende também os bairros Palmital, São Paulo, Parque das Acácias, Maria Paula, Jardim dos Lírios, Mariana, Francisco de Abreu Fernandes, Somenzari e Canaã.
Fotos: Divulgação