Encontro inédito reuniu PROEC/UNESP e Secretaria de Justiça para discutir desafios e construir agenda de prioridades no Estado
Marília esteve representada no 1º Fórum de Formação de Gestores Municipais da Juventude do Estado de São Paulo, realizado em Guarulhos (SP), nos dias 3 e 4 de dezembro. O encontro teve como tema “Perspectivas e desafios da política pública de juventude do Estado de São Paulo” e ocorreu no Centro Universitário ENIAC.
O Fórum reuniu gestores municipais, lideranças jovens, representantes da sociedade civil, movimentos sociais e especialistas. Os debates tiveram o objetivo de fortalecer a formação técnica dos gestores da área e construir uma agenda de prioridades baseada nos 11 eixos do Estatuto da Juventude, além de promover a integração entre municípios e instituições parceiras.
A iniciativa foi promovida pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Universidade Estadual Paulista (PROEC/UNESP) e pela Coordenadoria de Políticas para a Juventude, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, contando com o apoio da Prefeitura de Guarulhos.
Compromisso da Gestão
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera, destacou a importância da participação dos jovens. “A juventude é a mudança, é o novo, é a ousadia de fazer acontecer. Saber que nossos jovens estão sendo preparados para a vida com tamanha responsabilidade e compromisso nos dá esperança de um futuro melhor e mais igualitário para todos”, pontuou.
O Prefeito Vinicius Camarinha ratificou o valor da participação juvenil para o avanço das políticas públicas no município. “Os jovens estão atentos aos desafios atuais e comprometidos com a construção de uma cidade mais sustentável e inclusiva. Ouvir a juventude é fundamental para avançarmos com políticas eficazes e conectadas à realidade”, concluiu.
Representaram o Município o Coordenador do CEPROM – Centro Municipal Profissionalizante de Marília, Cláudio Rogério de Oliveira, e a Conselheira Simara Cristina Amaro de Souza. A presença reafirma o compromisso da gestão municipal de Marília em ouvir e integrar os jovens nas decisões que alicerçam o futuro da cidade.
Fotos: Divulgação