Ação é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação e busca aprimorar a prática pedagógica no processo de alfabetização
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, participou na quinta-feira (dia 11 de dezembro) do encerramento do “Ciclo de Mentoria Municipal 2025 pelo Programa Alfabetiza Juntos”. O evento, realizado na sede da Secretaria Estadual da Educação - Seduc, na capital paulista, marca a finalização do ciclo formativo do ano.
As assistentes técnicas de EMEF, professoras Maraisa Silva Colognese e Marisa Xavier representaram o município no encontro, que teve a seguinte programação: abertura realizada pela professora Márcia Bernardes, Diretora de Cooperação com os Municípios, da Seduc; palestra - “Acompanhamento Pedagógico: estratégia central para a aprendizagem”, ministrada pela professora Maiara Melo, da cidade de Sobral (CE); compartilhamento de experiências; certificação e homenagens.
O encontro contou com a participação dos Mentores e representantes dos municípios que integram o programa e foi dedicado a reconhecer o trabalho desenvolvido, consolidar aprendizados e fortalecer o compromisso pela alfabetização na idade certa.
As mentorias serão retomadas no primeiro semestre do próximo ano, a partir dos resultados das avaliações externas e índices de alfabetização dos municípios do estado de São Paulo.
“Temos incentivado a participação de nossas equipes nestas atividades de aprimoramento pedagógico e que, certamente, vão garantir também um desempenho cada vez melhor para os nossos alunos no processo de alfabetização”, afirmou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Alfabetiza Juntos SP
O Programa Alfabetiza Juntos SP foi instituído pelo Decreto nº 68.335, de 20 de fevereiro de 2024. Em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME SP), Instituto Bem Comum, Instituto Natura, Fundação Lemann e Parceiros da Educação, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem promovido ações de formação continuada para profissionais de educação da rede estadual e das redes municipais de ensino.
Entre essas ações, destaca-se o curso Alfabetiza Juntos SP, que representa uma oportunidade valiosa para o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
O curso propõe reflexões críticas sobre o papel do docente alfabetizador, abordando práticas pedagógicas, intervenções e monitoramento da aprendizagem. Ele se desenvolve na interface entre a gestão educacional e as práticas pedagógicas, buscando garantir o aprimoramento do desempenho dos estudantes no processo de alfabetização.
Fotos: Divulgação