A Secretaria Municipal da Saúde de Marília deu um passo importante ao criar um painel de indicadores voltado exclusivamente aos acidentes de trabalho, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Inovação.
A ferramenta organiza as informações sobre os acidentes de trabalho registrados no município, permitindo que a população entenda melhor a realidade vivida pelos trabalhadores. Além disso, o painel amplia a transparência, ao facilitar o acesso às informações sobre a saúde do trabalhador.
De forma clara e fácil de entender, o painel mostra quantos acidentes de trabalho aconteceram no município, quais foram os mais comuns, em quais setores e profissões eles ocorrem com mais frequência e a situação dos trabalhadores no mercado de trabalho.
Também apresenta informações sobre o perfil dos trabalhadores afetados, como nível de escolaridade, sexo e raça/cor. Além disso, o painel traz detalhes sobre os acidentes, como se houve registro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), qual parte do corpo foi atingida e como o caso evoluiu.
Esses dados ajudam a identificar os principais riscos e orientam ações de prevenção, fiscalização e educação em saúde, contribuindo para reduzir acidentes e proteger a saúde dos trabalhadores.
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, agradeceu à STI (Secretaria de Tecnologia e Inovação). “Agradeço ao secretário Rodrigo Ramos e toda equipe da STI por nos ajudar a criar esse painel, que será de grande utilidade para o Cerest, ajudando inclusive na prevenção de novos acidentes. E parabenizo o Cerest pelo trabalho de excelência que realiza em Marília e toda região.”
Segundo a supervisora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Regional de Marília, Camila Costa Ribeiro Simionato, a iniciativa representa um avanço importante para a saúde do trabalhador.
“O painel facilita o entendimento sobre onde e como os acidentes de trabalho acontecem no município, ajudando trabalhadores e empregadores a reconhecer os riscos e a prevenir novas ocorrências. A ferramenta também melhora a organização das informações, o que fortalece as ações de vigilância e permite intervenções mais eficazes para reduzir os agravos relacionados ao trabalho”, afirmou Camila.
Para Tereza Machado, presidente da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), a iniciativa também fortalece o controle social, permitindo que o Conselho Municipal de saúde, sindicatos e a população em geral acompanhem, fiscalizem e participem ativamente do monitoramento e da avaliação das ações de saúde do trabalhador no município.
Já Leonardo Chiqueti, analista de dados da STI, ressalta a relevância da ferramenta para a gestão pública. “O Painel de Vigilância em Saúde do Trabalhador está conciliado com a base de dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), garantindo uma análise rica e consistente. Além disso, o dashboard facilita a tomada de decisão, ao oferecer informações organizadas e confiáveis que orientam políticas públicas e ações preventivas voltadas à proteção da saúde dos trabalhadores.”
ACESSO AO PAINEL
Para acessar o painel de indicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador, entre no site da Prefeitura de Marília (
www.marilia.sp.gov.br), clique no menu Serviços, selecione a área Saúde e, em seguida, acesse o Painel de Indicadores e Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Fotos: Divulgação