Amitesp Conecta aconteceu na cidade de Cesário Lange
A Prefeitura de Marília participou na última quarta-feira (28/01), do evento Amitesp Conecta, promovido pela Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp). O encontro foi realizado no município de Cesário Lange e reuniu gestores públicos de diversas regiões do estado. Na ocasião, o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, representou o prefeito Vinicius Camarinha.
O evento contou com a presença do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e teve como principal objetivo fortalecer o diálogo entre os gestores do turismo paulista, por meio da troca de experiências, palestras, oficinas e debates voltados à construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelos municípios turísticos.
A programação incluiu a apresentação do Observatório de Turismo da Amitesp, conduzida pelo professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Edegar Tomazzoni; a palestra “Programas de Desenvolvimento Econômico e as conexões com o Turismo”, com o técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Fernando Alonso; a apresentação do “Made in SP”, iniciativa de valorização e promoção de produtos e serviços com DNA paulista, com Taciane Oliveira, presidente executiva do Visite São Paulo; e, por fim, a explanação de Vanilson Fickert, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, sobre a plataforma e os critérios do ranqueamento turístico.
O ranqueamento, previsto em lei, é realizado a cada três anos e avalia os municípios turísticos de acordo com seu potencial e os avanços na atividade. No último levantamento, Marília conquistou a 3ª colocação entre os 136 Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Estado de São Paulo.
Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, o encontro foi extremamente positivo. “Foi um evento muito produtivo, com conteúdo relevante, troca de experiências e oportunidades de aprendizado e conexão, pensando de forma conjunta em caminhos possíveis para o presente e o futuro do turismo paulista”, destacou.
Fotos: Divulgação