Autorização foi assinada pelo prefeito Vinicius Camarinha na manhã desta quinta-feira (5 de março) no CEO
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, assinou na manhã desta quinta-feira (5 de março) o investimento e as medidas administrativas necessárias para a ampliação da oferta de atendimentos necessários à confecção e entrega de próteses dentárias à população usuária da Rede Municipal de Saúde.
A solenidade foi realizada no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), localizado na rua Zeina Gadia Gratão, 308, no bairro Nova Marília, zona Sul da cidade.
Essa autorização tem por finalidade ampliar a capacidade de atendimento, eliminando a fila de espera, que tem 476 pessoas, fazendo parte do Programa Zera Fila da Saúde.
A cerimônia contou com as presenças do prefeito Vinicius Camarinha; da primeira-dama Tássia Camarinha; dos secretários municipais Dra. Paloma Libanio (Saúde) e Bruno Gaudêncio (Assessor Especial de Assuntos Estratégicos); e dos vereadores Danilo da Saúde (presidente da Câmara) e Elio Ajeka; além da encarregada da Saúde Bucal do município, Eliana Pereira da Silva.
As autoridades foram recepcionadas pela encarregada do CEO, a cirurgiã-dentista Gláucia Raful Sacomani; pela paciente Célia Regina Lopes Redondo; e pelos profissionais de saúde do local.
O prefeito Vinicius Camarinha disse que é mais uma etapa vencida no Programa Zera Fila da Saúde. “Já avançamos em muitas especialidades, tirando milhares de pessoas das filas. E hoje estamos ampliando a oferta de próteses dentárias, beneficiando diretamente 476 pessoas que estavam nessa fila. E isso vai muito além da estética, pois estamos resgatando a dignidade e autoestima dessas pessoas. Estou muito feliz porque estamos avançando no cuidado e respeito com os marilienses. Vamos continuar firmes para recuperarmos a nossa cidade em todas as áreas.”
A primeira-dama Tássia Camarinha afirmou que a gestão está resgatando a autoconfiança dessas pessoas. “É uma alegria muito grande participar desse momento tão importante. E como o prefeito Vinicius disse, a prótese dentária vai muito além da estética, pois resgata a autoestima e a alegria desses cidadãos. Parabenizo aos envolvidos e é Marília cuidando da população.”
O presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde, destacou o novo momento que Marília atravessa. “Marília passa por um novo cenário, após oito anos de abandono. Já são 22 obras somente na saúde, o que é muito importante, porém essa autorização devolve a dignidade às pessoas. O prefeito Vinicius está de parabéns por esse olhar humano com que faz a gestão da nossa cidade.”
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, falou da importância de mais esse avanço no Programa Zera Fila da Saúde. “Várias especialidades já foram atendidas e essa autorização reforça o compromisso da gestão do prefeito Vinicius com o fortalecimento da atenção básica em saúde bucal, garantindo acesso rápido, humanizado e eficiente aos serviços odontológicos, com foco na prevenção, na reabilitação e na melhoria da qualidade de vida da população mariliense.”
A paciente Célia Regina Lopes Redondo parabenizou os profissionais pelo atendimento. “O CEO é maravilhoso. Somos muito bem acolhidas e tratadas aqui. Só tenho que agradecer e parabenizar o prefeito Vinicius por esse ato que beneficiará muitas pessoas.”
Já a encarregada do CEO, Dra. Gláucia Raful Sacomani, agradeceu à gestão por mais esse investimento. “Recentemente passamos por uma grande reforma e agora o prefeito Vinicius faz essa autorização importante, que atenderá 476 pessoas diretamente e que recuperarão sua autoestima. Toda a equipe está agradecida e pronta para iniciar esse trabalho.”
ESTRUTURA
O CEO, que completará 20 anos em junho e que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, foi recentemente reformado e remodelado pela gestão do prefeito Vinicius Camarinha, recebe pacientes de todo o município e que são encaminhados pela APS (Atenção Primária à Saúde).
A equipe de profissionais é composta por 13 cirurgiões-dentistas, sendo seis na especialidade de endodontia; três na especialidade de cirurgia bucomaxilo, dois atuando em pacientes com necessidades especiais, um na periodontia e disfunção temporomandibular e um na especialidade de prótese; além de 13 auxiliares em saúde bucal, uma médica, uma agente operacional de serviços e um vigilante patrimonial.
Fotos: Divulgação