Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Acompanhe!
Notícias
JUN
24
24 JUN 2026
CULTURA
Marília recebe o primeiro lote com 410 doses da vacina Pneumo 20
receba notícias
Unidades estão sendo abastecidas com o imunizante, e vacinação terá início na segunda-feira (29 de junho) para o público-alvo
O município de Marília recebeu na tarde de terça-feira (23 de junho) o primeiro lote da vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite.

Esse primeiro lote soma 410 doses, e a Sala Central de Vacinas, que fica na Secretaria Municipal da Saúde, começou nesta quarta-feira (24) a distribuição para todas as unidades de saúde do município – a previsão é que até sexta-feira (26) essa distribuição seja finalizada.

A vacinação nas unidades terá início na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, das 7h às 17h, para o público-alvo, que é formado por crianças a partir de dois meses até as menores de cinco anos de idade, que ainda não tenham completado o esquema vacinal com a Pneumo 10; e também para alguns casos de condições clínicas especiais, como prematuridade, por exemplo.

Até agora, as vacinas ofertadas para esse caso são a Pneumo 10, Pneumo 13 e a polissacarídica 23. Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde inicia uma transição gradual para substituição dos imunizantes, ampliando a proteção contra mais sorotipos da bactéria pneumococo com potencial de prevenção de casos graves.

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Camila Paris, afirmou que a Pneumo 20 será utilizada apenas para as crianças de 2 meses a cinco anos que ainda não tenham completado o esquema vacinal com a Pneumo 10.

“Os pais e as mães podem ficar tranquilos, pois se a criança completou o esquema com a Pneumo 10, ela está protegida e não tomará a Pneumo 20. Já aquelas dessa faixa etária e que ainda não completaram esse esquema vacinal, poderão sim receber a Pneumo 20. Se alguém tiver qualquer dúvida, procure a unidade de saúde para mais esclarecimentos”, disse a enfermeira.

Já a secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, explicou que os outros imunizantes, como a Pneumo 10, Pneumo 13 e a polissacarídica 23, continuarão a ser utilizados até o final dos estoques.

“Seguiremos a recomendação do Ministério da Saúde para todo o país. Durante a transição, o esquema vacinal infantil será de uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses, uma dose da vacina Pneumo 10 aos 4 meses de idade e um reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas 13 e 23 seguem em uso em estratégias específicas até o fim dos estoques. E após o esgotamento dos estoques das vacinas Pneumo 10, 13 e 23 o esquema passará a ser exclusivamente com a Pneumo 20”, afirmou a secretária. 

Fotos: Divulgação
Seta