05 JUN 2018
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
Prefeitura concede benefícios a servidores. Com finanças em dia, Plano de Carreira será implantado em janeiro de 2019

Visando valorizar os servidores públicos municipais, a Prefeitura de Marília, através de uma equipe das Secretarias Municipais da Fazenda e do Planejamento Econômico, tem trabalhado para conceder diversos benefícios.

De acordo com o Prefeito Municipal, Daniel Alonso, uma das prioridades da administração é a valorização dos servidores. “São das mãos deles que a máquina funciona literalmente. A administração dá um norte e um posicionamento e eles executam.  É sempre necessário valorizar a categoria”, disse.

Benefícios 2017

No ano passado, a Prefeitura estabeleceu a incorporação do abono de R$ 200,00 e no mesmo ano, em abril, aconteceu a negociação na data base com o sindicato dos servidores. “Nessa ocasião a administração concedeu um aumento de 2% a todos os servidores, bem como um aumento de 100% no vale alimentação, onde o mesmo passou dos R$ 125 para R$ 250 a época”, comentou o chefe do executivo.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda, o ganho e aumento real dos servidores em 2017 foi de 5,85%. “À época os reajustes impactaram em 49,74%, em relação às receitas líquidas do município. Foi o que conseguimos, já que precisamos arrumar a casa, pois eram quase R$100 milhões de restos a pagar”, disse o secretário municipal da Fazenda, Levi Gomes de Oliveira.

Benefícios 2018

Já no início de 2018, mais uma vez, dando prioridade para os servidores municipais, foram revogados dois decretos, um referente ao pagamento de 1/3 de férias em dinheiro e outro sobre o pagamento de licenças prêmios.

Vale lembrar que os servidores públicos municipais aceitaram ainda no mês de abril a proposta de 3% de reajuste salarial feita pela Prefeitura. Os benefícios também envolveram mais R$ 50 de aumento no cartão alimentação e o compromisso da implementação do plano de carreira em janeiro de 2019.

“Essa foi mais uma das formas que encontramos de valorizar ainda mais os nossos servidores. Concedemos um aumento que estava dentro do que podíamos e a revogação desses decretos foi uma forma de ajudar mais nossos servidores”, disse Daniel Alonso.

Outro destaque foi o cumprimento da lei de progressão por mérito. Desde 2013 o benefício não era concedido. “Os servidores conforme vão fazendo carreira na prefeitura recebem um aumento de 3,5% sobre o valor da referência salarial, e isso não estava regularizado.

Em ambos os anos, com reajustes reais, os funcionários municipais também recebem obrigatoriamente um aumento de 2% referente ao anuênio. Todas as negociações, sejam com o sindicato ou diretamente com servidores municipais, foram acompanhadas pelo secretário municipal da Fazenda, Levi Gomes de Oliveira e pelo Procurador Geral do Município, Dr. Alysson Alex Silva e Silva.

“Os funcionários obtiveram um ganho real de 2016 para 2017 de 3,54%, considerando que a inflação de 2016 foi de 4,08% e de 2017 foi de 2,95%, os reajustes foram de 5,85% em 2017, bem como as demais verbas tiveram reajustes significativos, como o cartão alimentação de 100%, demonstrando assim, a consideração e respeito da administração com os servidores”, disse Levi Gomes.

Concurso Público

Outro destaque são as contratações resultantes do maior concurso público da história de Marília, onde quase 25 mil pessoas concorreram a 609 novas vagas. Todo o concurso foi realizado pela Fundação Vunesp.

“Até meados de maio, foram chamados mais 245 novos servidores para a área da Educação, 148 para o cargo de Professor de Emei, 38 Atendentes de Escola, 9 Professores de Emef e 50 Auxiliares de Desenvolvimento Escolar, ou seja, a administração já superou o número de contratações previstas pelo edital  que eram 609, disse. Segundo ele, até o início do 2º semestre a previsão de convocação é de 1.000 pessoas.

Cargos Comissionados

O chefe do executivo destacou a redução no número de cargos comissionados de 161 para 123. “Há cargos comissionados que estão vagos e vários outros que estão ocupados por servidores de carreira, ou seja, concursados. O objetivo da Prefeitura é sempre valorizar o servidor concursado, pois temos muitos comissionados que são funcionários de carreira da prefeitura”, encerrou.

Foto: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

Noticia evento-regional-com-informacoes-sobre-a-reforma-tributaria-sera-organizado-pela
20 MAR 2024 - 17h01
Evento regional com informações sobre a Reforma Tributária será organizado pela Prefeitura Municipal de Marília e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis