30 MAI 2018
SAÚDE
Marília terá trabalho do Cerest exposto no Congresso Nacional de Secretários de Saúde

Destaque na área da saúde, Marília terá um trabalho científico apresentado na Mostra Nacional de Experiências Exitosas. A experiência de sucesso é de iniciativa do Cerest Regional (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), que recebeu menção honrosa e foi escolhida na edição 2018 do Congresso promovido pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).

O trabalho de autoria da psicóloga Daniela Maia Veríssimo e da enfermeira Luciana Caluz (supervisora do Cerest) está entre 20 selecionados no Estado de São Paulo e  descreve uma ação realizada no acolhimento de diversos trabalhadores, com queixas osteomusculares e de saúde mental, todos de uma mesma empresa.

“Nos organizamos para a investigação dos fatores do processo de trabalho que estavam contribuindo para o adoecimento físico e psíquico destes trabalhadores. Após uma série de entrevistas, os fatores de riscos foram identificados e então, em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Bauru, fizemos ampla inspeção no local de trabalho, resultando em solicitação de ajuste de conduta”, detalha Luciana.

Como resultado, foi pactuado que a empresa iria se organizar para realizar mudanças no modo de gestão e se responsabilizar pela formação de liderança para um ambiente de trabalho mais saudável e seguro à saúde dos trabalhadores.

SUS EM PAUTA

O Congresso, que já está em sua 32ª edição, teve como objetivo promover debates, reflexões e encaminhamentos que envolvam a troca de experiências, diálogo e comunicação entre os municípios participantes.

Na oportunidade, o Cosems promoveu a 15ª Mostra de Experiências Exitosas entre os Municípios do estado e o 8º Prêmio David Capistrano. O evento foi realizado em Rio Claro, entre os dias 18 e 20 de abril, com o tema “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!”.

Kátia Santana, titular da pasta em Marília, parabenizou o Cerest e os demais serviços da saúde municipal participantes. “Nossa secretaria esteve presente com o PA Sul (dois trabalhos), Saúde Mental e Divisão de Zoonoses. Pelo alto nível das nossas equipes, temos excelentes experiências, que precisam ser compartilhadas nestas oportunidades”, disse.

Dos 600 trabalhos, dez foram premiados com o prêmio David Capistrano e dez receberam menção honrosa. Os 20 foram selecionados para participar da Amostra de Trabalhos experiências exitosas no Congresso Nacional de Secretários de Saúde que acontecerá entre 25 e 27 de julho no município de Belém do Pará.