16 MAI 2018
Secretaria Municipal da Saúde apoia e participa da Luta Antimanicomial

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, por meio do Programa de Saúde Mental, participa e apoia as atividades alusivas a 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A cidade terá programação com o envolvimento de organizações do Poder Público e da sociedade civil, para chamar a atenção para a importância do movimento que propõe o direito à liberdade e tratamento com cuidados psicossociais.

A psicóloga Simone Alves Cotrim, supervisora do programa no município, lembra que a demanda é crescente, mas ressalta que Marília tem experimentado avanços no atendimento a pessoas em sofrimento mental. A Prefeitura mantém duas unidades do Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

O Caps Com-Viver atende adultos. Já o Caps Catavento Infantil é especializado em crianças e adolescentes. Juntas, as duas unidades somam 320 pessoas vinculadas, com acesso à equipe multiprofissional (incluindo psiquiatras) e recursos terapêuticos.

“A Secretaria Municipal da Saúde participa há anos das atividades dessa data, um importante marco, uma data escolhida pelo Ministério da Saúde para conclamar a sociedade a se atentar às questões do sofrimento mental”, disse Simone.

Ela explica que o objetivo é sensibilizar todas as pessoas, independente de ter ou não afinidade com o tema (casos na família, profissão relacionada, ou outros pessoais para se envolver) para um desafio real, em crescimento na sociedade moderna mundial.

“A pessoa em sofrimento mental tem o direito de ser tratada de forma mais digna possível, em liberdade e com os devidos cuidados psicossociais”, destacou a psicóloga.

PROGRAMAÇÃO

Entre os eventos programados, Marília terá o pré-lançamento do filme “Jardim das Roseiras: um filme para colher e cheirar”, idealizado por Domênica Almeida e realizado pelo Coletivo Luta Antimanicomial de Marília, dirigido por Paula Melo e Marcos Piva (direção de fotografia).

A exibição será neste dia 18 (sexta-feira) em dois horários: às 08h30 no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (avenida Castro Alves, 61) e às 19h30 na Praça Saturnino de Brito, em frente à Prefeitura Municipal.

Haverá ainda o “Mês da Luta Antimanicomial no HC”, realizado pelos Residentes Multiprofissionais em Saúde Mental e Usuários da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), com duas atividades em cartaz.

De 21 a 27 de maio acontece o “Afetarte: tecendo afeto por meio da arte”, com uma semana de exposição de trabalhos desenvolvidos pelos usuários do Caps Com-Viver e enfermaria psiquiátrica. No dia 28 acontece o “Encontro dos Abraços: A vida está na arte dos encontros”, com confraternização e encerramento. A atividade será realizada no saguão térreo do HCI (em frente à capela), das 18h30 às 20h30.

Além dos serviços e organizações citadas, a Luta Antimanicomial em Marília envolve o Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família); Caps Álcool e outras Drogas mantido pela Famema; Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Saúde Coletiva da Famema, docentes e alunos da Unesp e Socism (Sociedade Científica de Saúde Mental).

Fotos: Arquivo