14 MAI 2018
Campanha Contra a Gripe está próxima a 50% do público-alvo; começa reta final

Serão mais duas semanas de imunização, conforme a previsão do Ministério da Saúde. Entre crianças a adesão é de apenas 30,97%

Balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília indica que 35.340 doses da vacina contra os vírus da gripe já foram aplicadas na cidade, desde o início da Campanha Nacional Contra a Influenza. Esse número corresponde a 49,08% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, mais as vacinas aplicadas em pessoas com doenças crônicas ou outras indicações médicas.

No sábado (12) aconteceu a mobilização do “Dia D” na campanha, o que alavancou os resultados parciais. Porém é necessário que a população que ainda não procurou as unidades de saúde informe-se e busque o serviço o quanto antes.

“Agradecemos a população de Marília, que atendeu a este chamamento. Mas deixamos nosso alerta a quem tem indicação e ainda não está vacinado. A circulação dos vírus da gripe pode aumentar nas próximas semanas e, com isso, os riscos de complicações à saúde. A vacina está disponível, é rápida e não oferece nenhum risco”, disse a secretária municipal da Saúde, Kátia Santana.

QUEM PODE SER VACINADO

Devem ser imunizados idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de educação e mulheres que deram à luz há até 45 dias.

Também devem receber a vacina, mediante comprovação, pessoas com doenças crônicas. A declaração médica ou mesmo uma receita de medicamento, relacionada a doença relatada, tem validade como comprovante.

PARCIAIS

O balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que a maior cobertura continua entre os idosos. Dos 29.992 estimados, 60,74% já estão vacinados (18.216 doses aplicadas). Entre as mulheres que deram à luz recentemente, 47,95% também já foram imunizadas (175).

No grupo das crianças, os últimos dias foram de maior crescimento: de 18% para 30,97% (o que representa 3.679 doses), ante a um total esperado de 11.878 pessoas nessa faixa etária. As equipes têm intensificado a informação nas comunidades para elevar a adesão.

As unidades imunizaram 37,45% dos trabalhadores da saúde, 35,15% das gestantes e 53,55% dos profissionais de educação aguardados. Ações específicas nos locais de trabalho, com grande número de pessoas, estão sendo promovidas pela Saúde.

Entre os que têm comorbidades, o maior número de doses aplicadas refere às pessoas com doenças respiratórias (3.340). A segunda patologia é diabetes (1.257) e a terceira, cardiopatia (701).

CALENDÁRIO

A vacinação contra a gripe teve início, em todo o Brasil, no dia 23 de abril e a previsão é que seja encerrada em 1º de junho, portanto, em duas semanas. Não há previsão de prorrogação ou inclusão de outros grupos da população.

A relação completa das unidades de saúde de Marília pode ser conferida pelo endereço eletrônico marilia.sp.gov.br/prefeitura/secretaria-municipal-da-saude, link “estrutura organizacional”.

Fotos: Júlio César de Carlis