06 MAR 2018
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Marília terá seis núcleos esportivos e de lazer do Programa Esporte e Lazer da Cidadania

Proposta voluntária encaminhada pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Selj), é selecionada pelo Ministério de Esportes para desenvolvimento do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

O programa, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, tem como objetivo democratizar o lazer e o esporte recreativo, a partir de três iniciativas fundamentais: implementação e desenvolvimento de núcleos, nas diversas regiões brasileiras, com atividades sistemáticas e assistemáticas de lazer e esporte recreativo, no sentido de garantir o direito ao lazer; formação continuada de gestores, agentes sociais de lazer e esporte, lideranças comunitárias, legisladores e demais parceiros atuantes na esfera pública, com vistas à formação e à implementação de políticas locais; e monitoramento e avaliação da política de esporte e lazer de forma continuada envolvendo gestores, agentes sociais de esporte e lazer, formadores, articuladores regionais, orientadores científicos – pedagógicos e técnicos da área de desenvolvimento dos Programas, em busca da qualificação das ações.

A proposta foi desenvolvida pela Selj e contará com seis núcleos esportivos e de lazer que serão distribuídos em diferentes locais  da cidade. Cada núcleo contará com aulas  de diversas modalidades esportivas, artesanato e atividades culturais.

As atividades propostas pela Selj são: alongamento, caminhada, ginástica, capoeira, voleibol, vôlei adaptado, hidroginástica, natação, handebol, basquete, futebol, skate, tênis de mesa. Atividades culturais e artísticas: capoeira, teatro, artesanato, filmes, salas de leitura e brinquedoteca.

Também estão inseridos na proposta recreação e outras possibilidades de manifestação da cultura corporal do movimento, além das relatadas acima, desde que atendam às diretrizes do Programa.

As regiões escolhidas para implantação dos núcleos são Centro Esportivo Mariliense (Ginásio do Clube dos Bancários), Padre Nóbrega, Poliesportivo Pedro Sola,  Poliesportivo Santa Antonieta, Poliesportivo Tatá e Ginásio Neusa Galetti.

Segundo o secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Eduardo Nascimento,  ao assumir a pasta uma das primeiras ações foi organizar uma equipe de Projetos/Convênios na SELJ por entender a importância do setor para captação de recursos e desenvolvimento de projetos que beneficiam a cidade.

“Quando assumi a Selj, imediatamente, organizamos o setor de Projetos/Convênios que é formado pelos servidores de carreira: Daniela Bueno, Doris Mota e Rodrigo Paganini para desenvolver as propostas e buscar editais. Estamos muito contentes com essa notícia, pois tivemos muito trabalho para organização e desenvolvimento do PELC e o mais importante, o mesmo beneficiará mais de 2 mil pessoas e terá um investimento do Governo de Federal de R$ 1.476.960,00. Quero também agradecer todo apoio e confiança da administração municipal, pois uma gestão eficiente se faz dessa forma, buscando projetos que melhorem a vida da população”, afirmou Nascimento.

Foto: Assessoria/PMM