15 FEV 2018
EMDURB
Emdurb lança campanha Volta às Aulas: no Trânsito, a melhor proteção é a Educação!

Com o início do ano letivo nas escolas municipais e particulares, a Emdurb lançou campanha direcionada à volta às aulas, com o tema “Volta às aulas: no trânsito, a melhor proteção é a educação”.

A campanha procura conscientizar e chamar a atenção de pais e alunos a respeito de infrações de trânsito cometidas durante o trajeto de casa até a escola, como o uso do celular ao volante, falta do uso do cinto de segurança e da cadeirinha ideal para idade de cada criança, parar em fila dupla, estacionar em local de embarque e desembarque, respeitar faixas de segurança.

O presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, alerta que “nesta campanha são destacadas algumas infrações bem comuns praticadas pelos motoristas e espera-se que não só o motorista reflita sobre seu comportamento no trânsito, como também a pessoa que esteja junta no veículo fique atenta e indique as atitudes corretas”.

Segundo Valdeci Fogaça, em folhetos específicos foram relacionadas algumas recomendações para evitar que a tensão sobressaia neste e em outros períodos e para que prevaleça sempre a segurança, o respeito, a gentileza e a Educação no Trânsito.

Ações nas escolas

Para a Campanha “Volta às Aulas” foram fixadas várias faixas em pontos estratégicos da cidade e serão realizadas Ações de Educação de Trânsito nas escolas, com a distribuição de folhetos, contendo orientações para os pais e alunos, para que respeitem as sinalizações de trânsito, com dicas para motoristas ou pedestres.

– Saia sempre com antecedência: deixar para sair em cima da hora é um dos piores hábitos, pois a pressa é uma das maiores inimigas da direção. Desta forma, você evita ultrapassagens perigosas e outras formas de ganhar tempo, além de conseguir cumprir seu trajeto sem maiores preocupações;

– Use sempre o cinto de segurança: não importa a distância que seja o seu deslocamento, o cinto de segurança deve ser colocado antes de ligar o carro;

– Use sempre o capacete: a moto é um veículo muito frágil e o capacete é o maior mecanismo de segurança e indispensável também em qualquer trajeto;

– Transporte as crianças de forma segura: crianças menores de 7 anos e meio devem ser transportadas no bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, de acordo com a faixa etária.

– Crianças na moto somente a partir dos 7 anos: não é difícil encontrar quem descumpra esta medida, porém tal atitude representa um alto risco, pois as crianças antes dos 7 anos (ou sem a altura adequada) não conseguem se firmar na moto e, portanto, não são transportadas de forma segura;

– Estacione em locais permitidos: próximo às escolas sempre há quem estacione o veículo em locais proibidos ou pare em fila dupla, o que contribui para o caos, além de tumultuar o trânsito;

– Utilize a seta: ao sinalizar a sua intenção você realiza a mudança de pista ou curva de forma segura, além de contribuir com os outros condutores;

– Dirija com cautela: o trânsito é um exercício diário, por esta razão requer muita atenção. Dirigir com calma, controlar a velocidade, utilizar a buzina de forma adequada e não realizar ultrapassagens desnecessárias representa atitudes que tornam o trânsito muito mais pacífico e melhor para todos.

Imagem: Pixabay