26 JAN 2018
EMDURB
Emdurb realiza ação sobre a Faixa de Segurança

A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) de Marília, dando início à Campanha de Educação de Trânsito de 2018, realizou nesta quarta-feira (24), no cruzamento da avenida Sampaio Vidal com Rua 9 de Julho, Ação sobre a Faixa de Segurança, um dos poucos locais de uso comum entre pedestres e veículos e, para isso, deve ser usada com consciência por ambos.

A questão da faixa de segurança é uma das atividades que demanda o maior bom senso de ambas as partes no trânsito.

É dever do motorista respeitar a faixa, deixar os pedestres atravessarem e não parar em cima dela; mas é preciso também que o pedestre saiba que mesmo na faixa é preciso tomar cuidado, fazendo ser visto, aguardando o motorista efetuar a parada do seu veículo.

Considerado local de extremo perigo, a Emdurb realizou Ação de Educação de Trânsito, contando com o apoio de funcionários, Agentes de Trânsito e Legião Mirim, procurando conscientizar pedestres e motoristas, inclusive com a entrega de folhetos sobre os cuidados que devem tomar no citado cruzamento.

PEDESTRES

O pedestre pode alterar seu comportamento no trânsito e diminuir os riscos de atropelamentos. Uma das dicas é atravessar as ruas olhando para ambos os lados, respeitar os sinais de trânsito e utilizar faixas para pedestres sempre que disponível. Quando não houver, procurar outros locais seguros para atravessar, seja na esquina, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.

Além disso, antes de atravessar na frente dos veículos, o pedestre deve fazer contato visual com os motoristas para ter certeza de que foi visto. Nunca atravessar a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de não ser visto é maior.O pedestre também deve evitar utilizar o celular, seja para conversa ou troca de mensagens, enquanto está no trânsito. Um pedestre distraído ou alcoolizado pode causar graves acidentes.

MOTORISTAS

A boa convivência entre condutores e pedestres depende do respeito aos direitos e deveres de cada um e às regras de preferência. Por esse motivo, o condutor, na proximidade de pedestres, deve reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

Além disso, não induzir o pedestre a atravessar mais rápido: se caso o pedestre já tenha iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia.

O condutor deve ser gentil e facilitar a travessia quando houver faixa sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre. Nunca pare na faixa.

Outra dica é evitar buzinar o tempo todo para pedestres. Isso só causa estresse e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança.

O que facilita muito no trânsito é se colocar no lugar do outro. Por isso o condutor deve se lembrar que, na condição de pedestre, o condutor também se sente vítima da intolerância de outros condutores.

Fotos: Assessoria/Emdurb