21 SET 2017
Meio Ambiente realiza plantio de árvores no Jardim Primavera

Aconteceu na última semana no Jardim Primavera, Zona Norte, um plantio de árvores nativas de espécies variadas no sistema de lazer do bairro. O evento deu início ao novo projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e de Limpeza Pública, que busca parcerias com a própria comunidade para colaborar com a manutenção e fiscalização de áreas que hoje são destaques negativos por serem pontos crônicos de descartes de lixo por pessoas alheias ao bom convívio social. Cerca de 50 mudas foram plantadas no terreno.

Os descartes de resíduos em áreas públicas têm se tornado um grande problema em todo território municipal, causando transtornos e trazendo risco à saúde aos moradores das regiões afetadas. Dessa forma, foi feito um mapeamento de todas as áreas públicas que estão sendo utilizadas indevidamente como pontos de descartes de materiais e uma equipe do Meio Ambiente está visitando área por área estudando soluções para os problemas e buscando apoio da população local para fiscalização e cuidados após a intervenção ambiental realizada.

“O apoio vem sendo enorme por parte da população, que ajuda a fiscalizar e evitar novos descartes nas áreas onde realizamos a intervenção ambiental, e ainda auxilia nos cuidados com irrigação das mudas plantadas, colaborando para o sucesso do projeto. Várias pessoas têm nos procurado para realizar o mesmo trabalho em seus bairros, em áreas públicas que há anos são utilizadas indevidamente como pontos de descartes de diversos tipos de materiais nocivos ao meio ambiente. Dessa forma, acreditamos que em breve conseguiremos alcançar todas as áreas públicas que hoje servem como pontos clandestinos de descartes de materiais nocivos ao meio ambiente”, disse Cassiano Rodrigues Leite, chefe da Divisão do Meio Ambiente.

“O projeto em questão visa limpar e arborizar áreas públicas que há anos servem como pontos crônicos de descarte de lixo e outros materiais nocivos ao meio ambiente, como pilhas, lâmpadas, baterias, restos de materiais de construção, dentre outros materiais descartados sem critério algum. Com a população colaborando, esse trabalho vem apresentando grandes resultados, uma vez que os moradores vizinhos a essas áreas atuam como agentes fiscalizadores, evitando novos descartes”, disse Ricardo Sevilha Mustafá, Secretário Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública.

Ele acrescenta ainda que hoje a coleta de lixo está totalmente regularizada, abrangendo toda área urbana do município, não havendo justificativas para descartes incorretos. “As pilhas, lâmpadas e baterias são descartadas através da Logística Reversa, onde o consumidor deverá levar ao estabelecimento onde comprou após o esgotamento do produto. É Lei municipal, passível de multa em caso de descumprimento ou recusa dos comerciantes que atuam nessa área. O que buscamos nessas ações é que a população se envolva com as questões ambientais e entendam a gravidade da situação quando o lixo é descartado de forma incorreta. Outro ponto que destacamos é a Educação Ambiental quanto a necessidade de cuidar e preservar o Meio Ambiente, não apenas em teoria, mas que a população entenda na prática a importância de mantermos limpa e devidamente arborizada as áreas públicas, afinal, é um bem comum, que pertence ao próprio povo”, salientou o secretário.

O projeto está sob Coordenação da Divisão do Meio Ambiente, localizada no Bosque Municipal Rangel Pietraróia, onde interessados em participar, ou desejarem mais informações, podem entrar em contato pelo telefone 14-3454-3400, horário comercial, agendando uma visita técnica para estudos e projetos para intervenção em áreas públicas localizadas em perímetro urbano. O responsável a ser contatado é o Chefe da Divisão do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigue Leite, ou o Coordenador do Meio Ambiente, Armando Tegana.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
22 MAR 2024 - 18h07
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata