23 AGO 2017
SAÚDE
Saúde prepara rede e garante testes rápidos em todas as unidades a partir de setembro

Marília atinge, a partir de setembro, totalidade das unidades de saúde do município com, pelo menos, uma profissional habilitada a realizar os testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis. A informação foi confirmada pela coordenadora do Programa de Prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Pereira. Treinamento encerrado na última quinta-feira (17), acrescentou cerca de 50 enfermeiras capacitadas.

O curso foi promovido por meio de uma parceira entre a saúde municipal e a Unimar (Universidade de Marília). A formação teve duração de três dias e foi dividida em duas turmas. Profissionais do HBU (Hospital Beneficente Unimar) também foram capacitadas.

O objetivo é ampliar, na cidade de Marília, o diagnóstico precoce e combater as doenças. O treinamento abordou questões técnicas dos testes, bem como relativas às doenças, além do preparo psicológico do profissional, que em muitos casos terá que dar a notícia indesejada ao usuário.

A cidade conta com 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 37 equipes atuando no modelo USF (Unidade Saúde da Família). Além destes locais, os testes também continuam a ser realizados no SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento).

É um avanço muito grande, porque, muitas vezes, a pessoa não tinha a iniciativa de buscar o serviço especializado e acabava recendo um diagnostico tardio, em função do surgimento de algum sintoma. As unidades estão sendo sinalizadas, com essa informação, e as nossas equipes informando à população, durante o atendimento de rotina, sobre a possibilidade do teste rápido”, disse Alessandra.

Ela gradeceu ainda a parceira com a Unimar e a adesão dos profissionais do município, que a partir da capacitação, somam mais uma habilidade e poderão ampliar o acolhimento e orientação ao usuário da rede básica, também em relação às ISTs.

AVANÇO DAS ISTs

O Ministério da Saúde padronizou nova nomenclatura para as chamadas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que passaram a ser classificadas como ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A mudança amplia o rigor científico, mas também busca uma revitalização dos conceitos e das ações, já que tem sido crescente o número de novos casos.

Somente em julho, foram realizados em Marília 492 testes rápidos para hepatites virais, sendo 161 em ações extramuros e os demais na sede do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento) e nas UBSs e USFs.

Em três testes para hepatite C, os resultados foram positivos. Com os novos casos deste mês, subiu para 12 o total notificado no ano à Vigilância Epidemiológica no município.

Já em relação a sífilis, as equipes realizaram 401 testes no mês, sendo 159 no ônibus da Saúde. Entre todos que se submeteram ao procedimento, 25 descobriram que estão com a doença e já tiveram tratamento iniciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Também foram oferecidos testes rápidos para Aids. Em julho foram 337 exames, sendo 117 em ações extramuros. Mais cinco casos positivos foram identificados, com os pacientes encaminhados para atendimento especializado no SAE.