17 JUL 2017
Prefeitura inaugura dia 19 novas instalações da Biblioteca Municipal

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria da Cultura, inaugura no dia 19 de julho (quarta-feira), as novas instalações da Biblioteca Municipal de Marília “João Mesquita Valença”.

Com 850m², três pisos totalmente climatizados, elevador e banheiros adaptados para pessoa com deficiência, o novo espaço abrigará de forma mais adequada e moderna o acervo de 26 mil itens composto por obras gerais, obras de referência (dicionários, enciclopédias e livros de pesquisa), livros que relatam a história de Marília, literatura, livros infantis, acervo em braile, jornais, revistas, audiolivros, HQ’s, CD’s e DVD’s.

Segundo a coordenadora da Biblioteca, Rosane Voss, o objetivo é atender melhor o público formado atualmente por 10.603 associados e deixar o acervo municipal à disposição de qualquer pessoa que tiver interesse em se cadastrar.

Com a proposta de implementar novos projetos e programas para todas as idades, o local possui um espaço amplo para a oferta de atividades e também propicia a captação de verbas nas instituições estaduais e federais, devido à acessibilidade e outras necessidades que as agências de fomento solicitam para tais projetos.

Atualmente as bibliotecas mudaram seu perfil e conceito, não sendo mais somente um depósito de livros velhos, desatualizados, que apenas realiza empréstimos e atende a pesquisas. Biblioteca é um organismo vivo atuante, participativo na comunidade. É também um lugar de convivência, trocas e aprendizado mútuo. Bibliotecas são pessoas!”, ressaltou Voss.

Segundo o Secretário da Cultura, André Gomes, “é preciso que coloquemos à disposição da população uma Biblioteca viva e pulsante que dialogue com os diferentes usuários. Ela deve ser parte integrante de um programa de incentivo a leitura, que vai se desdobrar em diversos projetos e ações“.

BIBLIOTECA MUNICIPAL JOÃO MESQUITA VALENÇA

A Biblioteca Municipal foi criada por um Decreto-Lei (nº 23) em 3 de janeiro de 1941, assinado pelo Prefeito Nelson de Carvalho. Em 1966 foi denominada Biblioteca Pública Municipal “João Mesquita Valença”.

No ano de 2017 completa 76 anos de criação, passando por várias mudanças de espaço e de estrutura, incorporando ao longo dos anos a criação da Biblioteca Braille “Delmir Cerissa” e a Biblioteca Infantil (BIM) “Renan Lombardi Cazo”.

As atuais instalações estão dispostas da seguinte forma:

Piso inferior (piso 1): está o telecentro (projeto de informática para a terceira idade), auditório, brinquedoteca, jogos de RPG, espaço de convivência, oficinas e exposições.

Piso térreo (piso 2): encontra-se o acervo de literatura nacional e internacional, escritores marilienses e livros infantis, juvenis, braile, gibiteca. Também nesse piso está a recepção, holster, balcão de empréstimo centralizado, banheiros e cabine para braile, revistas e jornais.

Piso superior (piso 3): livros didáticos e paradidáticos, Programa Agenda Cidadã, biblioteca digital, área de estudo/convivência/espaço multimídia.

CADASTRO E EMPRÉSTIMO DE LIVROS

Podem se inscrever e emprestar livros todos os interessados residentes em Marília e distritos. Basta levar RG, CPF, comprovante de residência e recolher uma taxa no valor de R$ 5,00 (conforme Decreto 11.176/2013). Crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis para fazer o cadastro e a taxa é de R$ 2,50. Uma foto digital será feita na hora. Quem já for sócio, só precisa trazer a carteirinha antiga e um comprovante de residência para atualizar o cadastro.

A biblioteca oferecerá gratuitamente a todos os usuários conexão a internet com a disponibilização de wi fi dentro das dependências para ser utilizado no âmbito educativo, informativo e de pesquisas.

PROGRAMAÇÃO

Para a inauguração, a biblioteca promove uma exposição de Literatura Fantástica com três personagens do Harry Potter em tamanho natural. Uma segunda exposição será de livros de literatura do vestibular 2017 e por último uma exposição de todo o acervo de livros novos adquiridos recentemente. O espaço “Colecionismo: mania de você…” será inaugurado com a exposição de livros em miniatura.

As novas instalações da Biblioteca estaram abertas ao público a partir das 13h do dia 19 de julho. A partir do dia 20 (quinta-feira), o horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A Biblioteca está localizada na Rua São Luís, 1295 e o telefone de contato é (14) 3453-7434. Para mais informações ou fotos do espaço a biblioteca disponibiliza também o facebook: Biblioteca Municipal de Marília João Mesquita Valença.

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS (período de 25 a 29 de julho de 2017)

• Dia: 25/07 (terça-feira)
  • Atividade: Oficina de Cubeecraft (construção de objetos tridimensionais) com Equipe Biblioteca SENAC

Duração: 1h30min