09 JUN 2017
Projeto da SEL promove recriação e construção de brinquedos

Já pensou em construir seu próprio brinquedo aprendendo noções de sustentabilidade? O Projeto Social Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEL), além de promover a recreação e incentivar a prática da atividade física com a criançada, também visa estimular a imaginação infantil e a valorização das coisas simples da vida, assim como a valorização da construção do mundo da criança.

Do projeto nasceu a ideia de uma gincana junina que acontecerá no dia 23 de junho, a partir das 9h, no Ginásio do Centro Esportivo Mariliense/SEL. A monitora e idealizadora da gincana, Gabriela Patrocínio, explicou como surgiu a ideia de reciclar, recriar e transformar para brincar. “A ideia surgiu por causa do clima, as crianças praticavam natação e como está frio, decidimos em conjunto com os mães e os pais desenvolver uma atividade que, além das brincadeiras, trabalhasse o imaginário infantil. Começamos a criar brinquedos com materiais recicláveis e surgiu a ideia da gincana junina, onde também vamos expor os brinquedos feitos pelos alunos”, disse.

Os brinquedos são construídos pelas crianças com material simples como: cola, papelão, caixas de leite, tampinhas de refrigerante, restos plásticos, garrafas pets, produtos que facilmente seriam jogados no lixo e sem utilidade. Além de trabalhar essa noção de sustentabilidade e a coordenação motora das crianças, a atividade também contribui para que as crianças se desliguem dos aparatos tecnológicos, auxilia a diminuição do consumo por meio do resgate de brincadeiras além da diversão de construir seu próprio brinquedo.

O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Nascimento, comentou que o projeto é importante, pois une as crianças e a comunidade. “Brincar é uma ação que enriquece a identidade da criança, seja pela recreação, atividade física ou pelo imaginário. Esta ação faz as crianças se sentirem valorizadas, pois elas constroem seus próprios brinquedos junto com os monitores e os pais. Isso tudo aumenta a autoestima, confiança, a socialização, vivência em família e com a comunidade e também reforça a importância da reciclagem. No dia 23 vamos expor esses brinquedos e realizar uma grande gincana com as crianças”, finalizou Nascimento.