02 MAI 2017
Prevenção ao câncer bucal é destaque durante campanha de vacinação

Em Marília, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Saúde Bucal, realiza uma ação estratégica simultânea à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Cirurgiões-dentistas realizam exames preventivos específicos na população acima de 40 anos de idade, visando orientação e tratamento de lesões bucais, bem como a detecção precoce de câncer.

A campanha, que ocorre em todo o Estado de São Paulo, intensifica um serviço que está disponível o ano inteiro na rede de saúde (12 UBSs – Unidades Básicas de Saúde e 37 unidades com equipes ESF – Estratégia Saúde da Família). Porém, com a oportunidade da vacinação contra a gripe, os profissionais reforçam o convite à prevenção.

Este ano, a campanha é realizada de 17 de abril a 26 de maio. A cirurgiã-dentista Ana Maria Massud, Coordenadora do Programa Municipal explica a ação. “Os profissionais abordam, principalmente, os idosos nesse período de campanha, conversam, orientam e fazem o convite para a consulta. O exame é rápido, indolor e tem sido muito importante para que possamos identificar a doença de forma precoce”, explica

Milena Guerreiro Marini, cirurgiã-dentista que também atua na coordenação do programa, orienta sobre a necessidade das pessoas que já perderam os dentes também realizarem o exame. “As lesões podem estar na gengiva, na mucosa bucal e na língua, e o fato de não ter mais dentes não significa que a pessoa está livre do câncer bucal”, destaca.

Ela explica que as lesões de câncer bucal, particularmente nos estágios iniciais, podem ser indolores e passarem desapercebidas, o que reforça a importância do exame bucal realizado por profissional qualificado. “A identificação precoce é muito importante para a resolutividade do tratamento. Vidas podem ser salvas, por isso a importância da conscientização”, ressalta.

Em 2016 a campanha examinou 16.729 pessoas acima de 40 anos, sendo que destas, 15.728 tinham 60 anos ou mais (53,33% de cobertura da população idosa).

Foram constatadas lesões bucais em 713 pessoas. Desse total, 44 apresentavam lesões sob suspeita de malignidade. Seis casos positivos de câncer bucal foram constatados.

Na rede municipal de saúde, o atendimento odontológico básico é oferecido em todas as unidades. Os casos de maior complexidade são tratados na Policlínica (zona oeste) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), mediante encaminhamento. As urgências são atendidas na UPA, 24h e no PA da zona sul, das 17h às 23h.

Foto: Assessoria PMM Júlio César de Carlis