14 MAR 2017
Secretaria Municipal de Educação reduz fila da Central de Vagas em 30%

A Prefeitura já conseguiu atender 30% das famílias das quase mil crianças que estavam inscritas na Central de Vagas para Emeis – berçários (de quatro meses a três anos). O titular da pasta, professor Beto Cavallari, informou nesta segunda-feira (13) que novas vagas serão abertas já a partir desta semana, como o início das atividades de 25 professoras temporárias.

No início do ano a cidade tinha 958 crianças entre quatro meses e três anos, inscritas na Central de Vagas. De janeiro a março, concedemos 270 vagas nas escolas municipais de ensino infantil. Ainda existem 688 crianças na lista de espera, o que não nos agrada. É importante ressaltar, porém, que estamos trabalhando com firmeza e ainda este ano entregaremos novas Emeis”, disse.

O secretário explica que a Lei Federal 12.796, de abril de 2013, estabeleceu a obrigatoriedade da educação básica dos quatro aos 17 anos. A rede municipal cumpre essa determinação e garante cobertura completa nas Emeis (Infantil 1 e 2), que atendem crianças de 4 e 5 anos, respectivamente.

Marília também assegura vagas para toda demanda das Emefs (Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano) cumprindo, dessa forma, a obrigatoriedade estipulada pela Lei 12.796. “Existe lista de espera nas Emefs, mas há uma organização dos pedidos de transferências de alunos entre escolas municipais ou estaduais. Ninguém fica sem vaga”, assegura Beto.

CENTRAL

O secretário reforça que Marília já resolveu o problema, há anos, das filas de pais nas madrugadas em portas de escolas. Ele lembra que a Central de Vagas foi criada em 2014, com o objetivo de atender especificamente as demandas da faixa etária de quatro meses a três anos.

Esse grupo etário é atendido por critérios técnicos, de forma organizada e conforme a ordem da inscrição. Estas diretrizes estão estipuladas no Plano Municipal de Educação que, por sua vez, está de acordo com a Lei 12.796”, reforça.

O secretário esclarece que não foi possível aumentar o atendimento, até o momento, devido à carência de professores e demais servidores da educação nas unidades escolares. “Essa realidade começou a mudar hoje (14), com a apresentação de 25 professoras temporárias contratadas pela Prefeitura”, concluiu.

As professoras contratadas receberam capacitação de quatro horas, na tarde desta segunda-feira (13) e já nesta terça-feira (14) se apresentam nas respectivas escolas. “Até o fim de março, receberemos o reforço de mais profissionais temporários, que serão capacitados para cumprir atividades como docentes, de auxiliar de desenvolvimento escolar e de atendimento”, finalizou o secretário.

EXPANSÃO DA REDE

Para 2017 estão previstas as inaugurações das Emeis-creche “Flauta Mágica”, no Jardim Cavallari (zona oeste) e “Catavento”, no bairro Nova Marília 4 (zona Sul). Cada unidade atenderá 150 alunos.

FOTO: Júlio de Carlis / Divulgação PMM

Noticia educacao-municipal-de-marilia-inicia-nova-jornada-do-programa-alfabetiza-juntos-sao
Há 31 minutos
Educação Municipal de Marília inicia nova jornada do Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’ e busca manter alto índice que valeu prêmio em 2023