16 MAR 2017
Líderes e representantes de entidades ‘abraçam’ a mobilização contra o Aedes

Para trabalhar a divulgação, a Prefeitura de Marília está apostando no envolvimento das organizações, entidades, imprensa e comunidade para o sucesso da campanha “Marília em Movimento Contra o Aedes Aegypti”. Uma das ações será o megamutirão de limpeza que começa no próximo dia 20 (segunda-feira), pela zona sul da cidade. Durante o lançamento, na tarde desta quarta-feira (15), no auditório do gabinete, o prefeito e os secretários municipais receberam forte apoio de lideranças da cidade.

O governador do Distrito 4510 do Rotary Club, Wilson Yamashiro, acompanhou a apresentação e disse que os oito clubes da cidade serão incentivados a participar. “Para nós, é uma oportunidade de servir. Em muitas ocasiões, rotarianos já atuaram nesse tipo de campanha, fazendo, por exemplo, ações complementares como a limpeza do entorno da represa Cascata”, lembrou.

O presidente do Conselho das Associações de Moradores da Zona Sul (Consul), Amauri Gonzaga, disse que as 14 associações de moradores da região estão comprometidas com a mobilização. “As entidades vão levar informação a todos e dar orientações para facilitar o mutirão. Em anos anteriores, algumas pessoas colocaram os resíduos depois da coleta. A nossa ajuda é no sentido de reforçar a divulgação das datas e também colocar a mão na massa”, disse Amauri.

Ele lembrou que após o mutirão, há um “despertar” entre os próprios moradores, para a necessidade de manter a região limpa. “Quando o Poder Público vem e faz uma campanha de limpeza, puxando esse movimento, percebemos que durante um tempo as pessoas ficam mais cuidadosas e ajudam a conservar melhor o bairro, zelando pelas áreas particulares”, analisou.

O Corpo de Bombeiros também é parceiro no movimento contra o Aedes. Presente ao lançamento, a Capitão PM Lurela Tamião explicou que a corporação faz um trabalho de vistoria em imóveis de difícil acesso, extensos telhados de prédios públicos e particulares. Além disso, também atua na divulgação e cede um caminhão que é adequado para o transporte de resíduos.

A campanha lançada já conta com o apoio do Tiro de Guerra 02-059, de Marília, por meio do subtenente do Exército Alexandre Augusto Santa Rita, chefe da instrução. O militar compareceu ao lançamento acompanhado do primeiro-sargento do Exército Hélio Pereira Pinheiro, e instrutor do destacamento.

Há duas semanas incorporamos 100 atiradores e já podemos confirmar a participação da instituição com a divulgação da campanha. Trabalhamos com voluntários e temos obtido 100% de envolvimento dos jovens que estão servindo aqui em Marília”, disse Santa Rosa.

O legislativo também confirmou o envolvimento e apoio à campanha. O presidente da Câmara, vereador Wilson Damasceno (PSDB), o vereador Danilo Bigeschi (PSB), João do Bar (PHS), Cícero Carlos da Silva (PV), José Luiz Queiroz (PSDB) e Marcos Rezende (PSD) participaram do lançamento.

Essas doenças que podem ser transmitidas pelo Aedes não escolhem situação ou oposição, não têm  partido, não fazem distinção entre ninguém. Se a cidade não se mobilizar, estamos sujeitos a novas epidemias, como, lamentavelmente, tivemos no passado recente. Os vereadores andam pela cidade, conhecem as pessoas e podem ajudar muito para o sucesso dessa campanha”, disse Cícero.

O presidente do Legislativo, Wilson Damasceno, afirmou que além de destacar o tema na TV Câmara, para orientar a população, o Legislativo também poderá executar ações complementares de apoio durante o mutirão de limpeza e a sequência da campanha.

O prefeito Daniel Alonso agradeceu em nome da Prefeitura as dezenas de organizações envolvidas, incluindo Lions Club, diretoria regional de Ensino (escolas estaduais), Sucen, Penitenciária de Marília, associações, sindicatos, entidades de classe, como o Creci (Conselho dos Corretores de Imóveis) e outras organizações estratégicas para o sucesso da ação. Lembrou ainda dos empresários, imprensa e dos secretários municipais, que podem trabalhar o tema independente da pasta em que atuam.

Daniel antecipou que no segundo semestre, antes do período típico de chuvas, nova limpeza será realizada. “Vamos agendar para outubro o ‘Cidade Limpa’, em parceria com uma emissora de TV que tradicionalmente divulga esse tipo de iniciativa e apoia prefeituras em toda a região. Mas, por enquanto, temos que fazer a nossa própria ação emergencial”, disse o Chefe do Executivo.