01 FEV 2016
Balanço positivo: Levantamento mostra aumento significativo de novas empresas em Marília

Dados foram divulgados pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e apontam que, apesar da grave crise econômica, a cidade vem atraindo milhares de novos empreendimentos

Marília registrou, no ano passado, a abertura de 2.650 novas empresas. Em comparação com 2014, houve um aumento de 35,2% Os dados constam do balanço divulgado, nesta semana, pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Em 2015, foram investidos mais de R$ 49 milhões pela classe empresarial no município.

“Apesar da retração econômica que o país vem enfrentando, a nossa cidade tem obtido uma boa média mensal de investimentos – superior a R$ 4 milhões – e, consequentemente, está conquistando mais geração de renda e empregos”, destacou Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Do total de empresas abertas, segundo os dados do Centro de Pesquisa e Informação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 1.918 são MEIs (Microempreendedores Individuais) e as outras 732 representam estabelecimentos de diversas naturezas jurídicas (Eireli, sociedade limitada, entre outras).

“Contabilizamos também, no ano passado, uma média de 220 empresas abertas por mês no município. Em 2014, o número era de 163 estabelecimentos. Este crescimento é bastante significativo, especialmente pela atual conjuntura econômica do país – que vem fechando indústrias e aumentando a taxa de desemprego”, ressaltou o secretário Cássio Luiz.

Em relação à divisão geográfica, as 2.650 novas empresas se instalaram nas seguintes regiões da cidade: 30,25% na área central; 24,58% na zona Norte; 21,67% na zona Sul; 9,67% na Oeste e 13,83% na zona Leste.

“A nossa cidade está indo na contramão dos índices negativos obtidos pela economia brasileira. Graças aos investimentos que estamos promovendo na área do desenvolvimento econômico, com a nova lei de redução de impostos – sancionada recentemente – e com o projeto de criação do Parque Tecnológico, a tendência é que estes dados melhorem ainda mais nos próximos anos”, finalizou o prefeito Vinicius Camarinha.

Banco do Povo registra mais de R$ 1,1 milhão em empréstimos

O balanço do Centro de Pesquisa e Informação da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Econômico apontou também que, em 2015, o Banco do Povo Paulista movimentou mais de R$ 1,1 milhão em empréstimos para os microempreendedores.

No total, cerca de 2.450 consultas para fins produtivos foram realizadas junto à instituição financeira – que é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Marília. “No ano passado, nós fechamos 191 contratos. Este microcrédito possui uma taxa de juros muito baixa – de 0,35% ao mês. Por isso, facilita bastante o crescimento econômico e, principalmente, a geração de mais empregos”, disse Cássio Pinto Júnior.

A unidade do Banco do Povo Paulista em Marília funciona no Ganha Tempo – localizado na Av. das Indústrias, na área central da cidade.

Infográfico

Foto: Wilson Ruiz