01 OUT 2015
AGENDA CULTURAL
2º MARÍLIA AFROFEST: Workshop “Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar” acontece neste domingo

Acontece neste domingo, 04, das 10h às 11h30, no Estoril Hotel Marília, o workshop “Cultura Afro-Brasileira no Currículo Escolar”, com André Luiz Siqueira da Silva, que faz parte da grade de programações do 2º Marília Afrofest. O workshop será direcionado em especial para os candidatos inscritos no Concurso Miss e Mister Beleza Negra como um incentivo, à organização, patrocinadores, mas está aberto aos pais e às crianças do Desfile Top Kids e Teen Beleza Negra. A entrada é franca.

O objetivo é a conscientização sobre a Lei que determina o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, fruto de uma luta histórica realizada por diversos segmentos do movimento negro, por seus militantes, e que apesar de garantida pelo Estado, está muito longe de ser cumprida.

André é professor de Artes, coordenador de área de linguagem de códigos, professor de Artes em escola estadual, graduando de Ciências Sociais pela Unesp Marília e artista plástico.

“Parabenizo a organização do Afrofest pela preocupação em não apenas focar na beleza, nos Concursos, nas festividades do Mês da Consciência Negra, mas se preocupar também com a conscientização através das palestras informativas, pois muitas pessoas, inclusive os afrodescendentes não têm o conhecimento desta lei, e quando se passa a conhecer se passa também a fazer parte da luta e a cobrar para que se cumpra”, disse André.

Dia 5 de setembro aconteceu uma roda de conversa com os pais, enquanto as crianças do Desfile ensaiavam, com Jéssica Machado dos Santos, da Negras Ginga, em parceria com a Secretaria da Juventude.

A equipe Afrofest – Marília Afrofest trabalha ainda durante o ano com arrecadação de leite e alimentos para serem destinados diretamente a famílias carentes.

“Este evento além de cultural, educativo, tem por objetivo valorizar a diversidade étnica e sociocultural, ressaltar a importância da participação do negro na construção deste país, visando principalmente nossas crianças e jovens, é também um trabalho social onde os organizadores trabalham recebendo doação de pessoas, de empresários para destinar aos menos favorecidos”, disse a Secretária da Cultura e responsável pelo evento, Tais Vanessa Monteiro.

Todas as atividades culminam no dia 7 de novembro, das 11h às 23h na ADPM-Associação Desportiva da Polícia Militar, quando haverá o 2º Marília Afrofest com concurso, desfile com 80 crianças negras, muitas atrações culturais, comidas típicas, presença de importantes personalidades da comunidade negra e muitas outras ações.