24 AGO 2015
AGENDA CULTURAL
Marília sediará Fase Regional do Mapa Cultural Paulista em Artes Visuais e Literatura

A Secretaria da Cultura recebeu a confirmação de Marília sediar as expressões de Artes visuais e Literatura na Fase Regional do Mapa Cultural Paulista – Edição 2015/2016, através do ofício de Edu Silva, coordenador do Mapa Cultural Paulista. Os eventos devem acontecer até 31 de outubro de 2015.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no nosso Estado. Possui a Fase Municipal, depois os selecionados passam para a Regional e depois os selecionados nesta, para a Estadual que acontece em 2.106 e as propostas artísticas selecionadas de cada linguagem receberão o Prêmio Estímulo no valor de R$2.000,00.

Segundo Assessora Técnica Denise Campos Justino, “Uma de nossas visitas à Abaçaí Cultura e Arte, como responsável pelo Mapa Cultural no município e representando a Secretaria Municipal de Cultura de Marília, com certeza ajudou na escolha, pois na ocasião, firmamos nosso apoio não só ao Mapa Cultural como em outros projetos da Secretaria de Estado da Cultura”.

Sobre as necessidades técnicas, o município fica responsável por sugerir as datas de realização do evento, pelos locais e montagem dos eventos, divulgação do evento em toda a cidade e em lugares estratégicos bem como na região através das mídias: rádio, tv local, jornais, internet, na rede escolar. A hospedagem, alimentação e transporte da Comissão de Seleção e do Produtor Regional dentro da cidade, recepção dos participantes também é por parte da cidade-sede. Por fim, deve ainda manter o Produtor Cultural da região informado sobre todas as atividades. Ele será o representante da Abaçaí na Região.

Na seletiva de Literatura participam os selecionados na Municipal, Willian Lima e Joyce Silva, que foi agendada para o dia 27 de setembro, às 10 horas, no PONTO MILANI – Rua São Carlos, 165, com apoio da Livraria Milani, onde haverá uma roda de leitura e Sarau para o público e um bate papo fechado com a Comissão de Seleção e os participantes.

Nas Artes Visuais participam os marilienses e selecionados na Municipal, Cláudio Dutra, Aloisio Dias da Silva, Juracy Neris e os fotógrafos Klleber Amaral, Lane Rodrigues e Érica Montilha, agendada para o dia 25 de setembro, às 19 horas no Polo Cultural Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Campus da Unimar – Bloco 6. As obras de todos os artistas da região devem ser entregues  para montagem  de 8 a 23 de Setembro  – aos cuidados de  Denise,  na Secretaria M. de Cultura (Rua Lupércio Garrido, 44 – Vila Barbosa) e a retirada das obras do local de exposição: de 02 a 12 de novembro, permanecendo a exposição para visitação até o dia 30 de outubro.

“Estamos muito contentes por sediar literatura e artes visuais, o que dará uma visibilidade e incentivo aos escritores para que se mobilizem. Nosso município é um berço de artistas plásticos, temos ao menos 200 cadastrados, mais de 10 ateliês e com certeza a mostra trará grande efervescência na expressão”, disse a secretária de Cultura, Tais Monteiro.

Já as demais expressões onde Marília ficaram assim definidas: na música instrumental o Grupo Perciclando foi selecionado como grupo instrumental e Francis David como solo instrumental e a Regional será em Paraguaçu Paulista, dia 19 de setembro, às 20h na  Escola Municipal de Música,  Rua Sebastião Rodrigues Nogueira, 141.

Na expressão de Teatro, o Grupo Quasilá com o espetáculo “Trágicos”, participará da Regional também em Paraguaçu Paulista, nos dias 04 a 07 de setembro ( 02 espetáculos por dia), às 14h e 20h30, no Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento, Rua Manilio Gobbi, 131 – Centro. Na Dança o Espaço de Dança Pietrah Lincah foi selecionado e se apresentará dia 26 de setembro, às 20h,  no Teatro Municipal de Garça – Sala Miguel Mônico, Av. Dr. Rafael Paes de Barros, 560.

Outras informações podem ser obtidas no portal www.abacai.org.br, ou na Secretaria da Cultura, pelo telefone 3402-6600, com Denise.