13 JUL 2015
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
GPS Rural será apresentado oficialmente nesta próxima terça-feira, dia 14

O prefeito Vinicius Camarinha realiza na próxima terça-feira (14), às 17 horas, no auditório do gabinete (2º andar do Paço Municipal), a apresentação oficial do GPS Rural – Programa Municipal de Georreferenciamento de Estradas e Propriedades Rurais.

O novo programa – por meio do GPS (Sistema de Posicionamento Global) – vai permitir que todas as propriedades e estradas rurais da região de Marília sejam cadastradas em um sistema de georreferência e as informações disponibilizadas na Internet.

“Este programa vai possibilitar o mapeamento – por satélite – das estradas e propriedades rurais que temos na nossa região. Além de facilitar o acesso dos visitantes, o sistema vai ajudar bastante na prestação dos serviços pela Polícia Militar, Correios, Corpo de Bombeiros e por profissionais das áreas da saúde e educação, que poderão localizar com mais facilidade estas áreas rurais”, destaca o prefeito Vinicius Camarinha.

Segundo a Secretaria Municipal da Agricultura, no total, devem ser mapeados cerca de 1.700 propriedades e aproximadamente 430 km de estradas rurais. “Nós temos recebido algumas denúncias de roubos e furtos em propriedades rurais da região. Por isso, acreditamos que este programa também vai contribuir muito para a questão de segurança pública e inibir a ação dos meliantes”, comenta Takao Sintaku, secretário municipal da Agricultura.

A implantação do GPS Rural conta com a parceria do Sindicato Rural de Marília, do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Marília e do Conselho Municipal Rural. A empresa responsável pelo gerenciamento do projeto e pelo levantamento de dados é a COESMA (Comércio e Serviços para o Trânsito e Meio Ambiente).

“A agricultura é fundamental para o desenvolvimento de um município, exerce um peso importante na economia, produz riquezas, nosso alimento, matéria prima para as nossas indústrias, além de gerar muitos empregos, por isso, a nossa atenção especial para o setor. Quando assumimos encontramos 27 pontes rurais caídas, recuperamos 14 e estamos dando seguimento às demais, já assinei também a ordem de serviço para melhorias nas estradas, entre outras iniciativas”, conclui o prefeito Vinicius Camarinha.

Foto: Wilson Ruiz