02 JUL 2015
Telecentro na terceira idade é sucesso e promove formatura da 9ª turma

O prefeito de Marília Vinicius Camarinha participou na tarde desta terça-feira (30) da formatura das turmas do Curso de Informática Básica e Avançada para terceira idade do Telecentro Marília – Terceira Idade na Era Digital e AcessaSP. O evento realizado na Biblioteca Municipal reuniu alunos, monitores, a secretária da Cultura Taís Monteiro e o vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho.

O Telecentro da terceira idade é um Programa permanente criado em 2010 através de uma parceria do Banco do Brasil e Prefeitura Municipal que disponibiliza 10 computadores e uma equipe capacitada para atender as necessidades de inclusão digital da terceira idade de nossa cidade. Formada pelos instrutores André Cibantos Junior, Monica Caniatto e Pedro Matos Teixeira.

“É um programa que deu muito certo, onde disponibilizamos quase 50 computadores para a inclusão digital das pessoas da melhor idade. São pessoas que ficaram muito felizes com a oportunidade da participação desse curso e ainda com a formatura. A evolução digital é crescente e estamos oferecendo todas essas novidades à comunidade. Vamos investir ainda mais, modernizar para tablets e oferecer mais vagas no Telecentro da melhor idade”, revelou o chefe do Executivo.

O curso totalmente gratuito é voltado para o aprendizado de informática para melhor idade para aqueles que nunca tiveram contato com o computador, e também para aqueles que já têm uma noção. É dividido em duas fases, o curso Básico do Telecentro com duração de seis meses com duas aulas semanais, de duas horas cada aula. Após o termino do Básico, os alunos são encaminhados automaticamente para o Avançado, que acontece no Posto do AcessaSP, localizado também na Biblioteca, já o Avançado tem uma carga horária menor, durante três meses os alunos frequentam o curso uma vez por semana com duração da aula de duas horas.

“Participaram da formatura 26 alunos no curso Básico e 14 do Avançado totalizando desde a data de inauguração 265 pessoas formadas pelo Telecentro Marília- Terceira Idade na Era Digital e AcessaSP. O curso é formatado para atender as necessidades dos idosos tanto no básico, onde aprenderão a ligar/desligar o computador, criar pastas, digitar, salvar documentos e o Avançado que é voltado totalmente para a internet, como: redes sociais, segurança na internet, site de pesquisa (Google), compras na internet, Youtube (acesso a vídeos), email, entre outras matérias incluídas na grade de programação do curso”, revelou Pedro Teixeira.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (14) 3454-7434 falar com Pedro ou André. Ou comparecer a Biblioteca Municipal, localizada na Av. Sampaio Vidal, nº245, Centro.

“O curso é maravilhoso, é muito importante, nos sentimos valorizados com a atenção que recebemos. Todos os realizadores estão de parabéns”, disse a aposentada, Ângela de Paula.

“Acredito que o curso é fundamental para a inclusão de todos nós da terceira idade. É um conhecimento fundamental, para nos comunicarmos e fazermos amigos. A paciência também dos instrutores ao nos ensinar deve ser destacada e elogiada”, concluiu a aposentada Celina Cerdeira de Castro Rodrigues.

Foto: Wilson Ruiz