13 ABR 2015
Trabalhos de alunos da rede municipal serão expostos a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria da Educação- realiza a partir de segunda-feira (13), nos principais supermercados de cada região da cidade, uma exposição de painéis informativos sobre o combate à dengue. O trabalho faz parte das ações de combate à doença, envolvendo as Emeis e Emefs da cidade.

“Será um trabalho muito importante, que vai além da conscientização da população sobre o combate a essa epidemia que estamos enfrentando, será uma também um meio de expressarmos a forma com que trabalhamos o tema na sala de aula, junto aos alunos”, disse a secretária interina da Educação, Fátima Gatti.

Os cartazes que serão expostos foram produzidos pelos próprios alunos.

A secretária ainda revelou que o retorno com os alunos foi extremamente satisfatório. “É importante discutirmos com as crianças o que acontece na cidade. Em relação à dengue, o trabalho foi bastante proveitoso, os alunos mostraram curiosidade sobre o tema e ainda cada aluno pode levar às suas famílias o que aprendeu com os seus professores”.

Além desta ação, as crianças estão constantemente envolvidas em outras atividades significativas como o preenchimento semanal da “Planilha do Agente Mirim contra a Dengue”, ação conjunta com a família que tem por objetivo a checagem de possíveis focos do mosquito nas residências, dentre outras.

“Esse é um trabalho muito positivo realizado nas escolas da rede municipal. Cada aluno recebeu uma planilha com os principais itens de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e cobra da sua família as ações contra a doença, como: limpeza de caixas d’água, visita e orientações aos vizinhos, destruição de possíveis criadouros do mosquito. Na verdade, a confecção dos cartazes faz parte também dessa planilha. Em parceria com a Secretaria da Saúde, elaboramos várias atividades para ajudarmos nessa guerra da cidade contra a dengue”, revelou Gatti.

Nebulização prossegue neste fim de semana

Ainda no combate à dengue, a Prefeitura de Marília, através da Secretaria da Saúde, prosseguirá com a nebulização neste sábado (10). De acordo com informações do coordenador da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde, Lupércio Garrido, nesta sexta-feira a empresa contratada para o trabalho, a Agroatta, terminou a nebulização casa a casa na região do bairro Maria Isabel e no sábado avançará para os imóveis do Jardim Esmeralda. “O trabalho será realizado a partir da praça da Emdurb (Higashi Hiroshima) até o final da avenida. Mais uma vez solicitamos o apoio de toda a população para que autorize o acesso das equipes de nebulização”, disse.

Aproximadamente 1.500 quarteirões já foram nebulizados. Neste fim de semana, prédios públicos e escolas também receberão o fumacê.

Quanto às equipes de nebulização da Secretaria da Saúde, o diretor de Saúde, Danilo Bigeschi informou que durante a semana houve a aplicação de inseticida em Rosália, Padre Nóbrega, Avencas, Lácio. Neste sábado as equipes vão concluir a aplicação de inseticida em Amadeu Amaral e no Jardim Flamingo.

“Ainda neste sábado, as equipes do município vão realizar visitação de casas que estavam fechadas durante a semana (redução de pendências) nos bairros JK, Santa Antonieta, Parque das Nações, Jd Julieta e Costa e Silva. As equipes de Imóveis especiais e Pontos Estratégicos vão fazer atendimentos de notificações de imóveis, e visitas para atendimento de reclamações recebidas via ouvidoria. Apesar de todos os esforços para o combate à doença, é fundamental que a população continue colaborando, uma vez que as equipes ainda estão encontrando criadouros com larvas nas residências e comércios. E mesmo com a redução de incidência de casos na cidade, a Prefeitura vai manter as estruturas de atendimento em alerta e todo efetivo atuando de forma intensiva, pois muitos municípios no Estado estão com epidemia da doença, elevando o risco da introdução de novo sorotipo da doença em Marília, o que nos preocupa bastante”, concluiu Danilo Bigeschi.