25 FEV 2015
Dengue: Prefeitura intensifica mutirão de limpeza e nebulização

Mais de 300 homens e 20 caminhões estarão percorrendo nesta quarta-feira as ruas dos bairros da zona Oeste, dando prosseguimento no projeto “Cidade Limpa”, uma parceria entre a Prefeitura e a TV Tem. Paralelamente, estão sendo intensificados os trabalhos de nebulização de casa em casa, bem como a fiscalização dos imóveis fechados.

“Só nesta terça-feira coletamos 200 toneladas de entulhos, nos bairros das zonas leste e norte”, informou o coordenador do setor de Zoonoses, Lupércio Garrido Neto. No primeiro dia (zona Norte) foram coletadas cerca de 240 toneladas. Na quinta-feira, será a vez da zona Sul, enquanto que na sexta está previsto o rescaldo.

Devido ao grande número de bairros, a Prefeitura informa que na sexta-feira haverá um “rescaldo” pelas regiões. “Faremos a coleta em quantos dias forem necessários até recolher todo o material descartado pelos moradores”, observou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Avelino dos Santos Modelli.

Aliás, o secretário lembra que o material coletado nessas regiões está sendo colocado provisoriamente em determinados locais, mas que posteriormente serão entregues no aterro sanitário. “A exemplo das campanhas anteriores, esses pontos de descarte provisórios são importantes porque facilitam o trabalho das equipes que percorrem os bairros”, observou Avelino. Em breve, haverá o mutirão nos distritos de Marília.

Apoio da População

A Secretaria Municipal da Saúde vai coordenar a partir desta quarta-feira a nebulização contra o mosquito da dengue na região do Alto Cafezal. No total, sete equipes estão atuando. De sábado até ontem, terça-feira, a aplicação do inseticida ocorreu no bairro Barbosa.

“A população está colaborando muito. Inicialmente as equipes de agentes comunitários percorrem os imóveis orientando a população. As pessoas se retiram das casas, deixando-as totalmente abertas para a penetração do inseticida. Os alimentos precisam ser cobertos e os animais protegidos. O veneno fica no ar por 30 minutos. A nebulização elimina apenas os mosquitos adultos. Para cada inseto adulto a estimativa é de 300 larvas no meio aquático. Por isso, é fundamental a eliminação dos criadouros. É fundamental a ação conjunta: nebulização e o extermínio de larvas”, explicou Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Zoonoses.

Notificações

De acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura, 358 notificações foram emitidas envolvendo imóveis fechados, terrenos baldios e obras em andamento.

Importância das Ações

O médico André Caraccio, coordenador das urgências de Marília e do Samu, destacou a importância da grande ação contra a dengue que a Prefeitura está desenvolvendo em conjunto com a população: eliminação dos criadouros com os mutirões de limpeza, nebulização para eliminar os mosquitos adultos contaminados e o uso da tecnologia, com drones, para buscar novos focos do Aeds aegypti.

“A proliferação do mosquito nessa época de chuva e calor é muito dinâmica. Por isso, é fundamental essa grande frente e de forma permanente. Sinto a população mais conscientizada sobre a importância do tema”, comentou André.

A Prefeitura de Marília continua usando a tecnologia na ação de combate à dengue: o drone (veículo aéreo não tripulado) para captação de imagens em calhas, caixas d’água, telhados e áreas de difícil acesso dos agentes de saúde, como os edifícios.

Segundo o prefeito Vinicius Camarinha, é uma forma dinâmica na ação preventiva contra as larvas do mosquito transmissor da doença.“O drone é um equipamento de última geração. A empresa está trabalhando em conjunto com a Secretaria da Saúde e a função do equipamento é chegar onde o agente de saúde não consegue, em prédios altos e imóveis fechados, respeitando a privacidade da população. Constatado o foco, haverá a notificação ao responsável do local. Se a eliminação do criadouro não ocorrer, a autuação será aplicada. Cada um precisa cuidar do seu imóvel. Só com a ação coletiva, a vitória contra a dengue será possível”  destacou Vinicius.

Coleta será na zona Oeste

Bairros do projeto Cidade Limpa nesta quarta (25):

– São Miguel

– Jardim Virgínia