06 JAN 2015
Secretaria da Saúde encerra as campanhas de vacinação contra Pólio e Sarampo

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica – informa que encerrou as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, 10.537 crianças foram vacinadas contra a pólio e 8.164 receberam a imunização da tríplice viral.

“No último dia 31 de dezembro, nós encerramos as atividades de intensificação destas campanhas. Apesar de ter havido uma adesão menor no início dos trabalhos de imunização, o resultado foi satisfatório e dentro das expectativas do Ministério da Saúde. Mesmo com o encerramento, é importante que os pais que ainda estão com as cadernetas de vacinação em atraso – especialmente das crianças menores de 05 anos de idade – as levem até os postos de saúde para a sua devida atualização”, afirma Rachel Ramirez, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

Segundo Rachel Ramirez, a poliomielite – que foi erradicada do país graças às campanhas – é uma doença grave e a vacinação é fundamental para evitar o retorno do vírus ao Brasil, assim como também é importante a imunização contra o sarampo. “Já registramos, no ano passado, casos de sarampo em alguns estados brasileiros, como no Rio de Janeiro, em municípios de São Paulo e na região Nordeste. O sarampo é uma doença altamente transmissível e com o período de férias, quando muitas famílias viajam, os riscos de contágio são maiores. Por isso, alertamos aos pais ou responsáveis que levem a criança até uma unidade de saúde e regularizem a caderneta de vacinação”, ressalta a supervisora da Vigilância Epidemiológica.

A aplicação da vacina oral (gotinha) contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, é realizada nas crianças de 06 meses até menores de cinco anos de idade. Em relação à campanha contra o sarampo, a aplicação da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é feita em todas as crianças de 01 ano de idade até menores de cinco anos.

A vacinação pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7 às 18 horas e nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 7 às 17 horas. “Reiteramos que a vacina é a medida de prevenção mais eficaz que dispomos para combater estas doenças”, finaliza Ramirez.

Mais informações sobre as imunizações contra o sarampo e a pólio podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (14) 3402-6500.

Foto: Wilson Ruiz