18 DEZ 2014
DAEM implanta o sistema de leitura simultânea

Com objetivo de facilitar o acompanhamento do consumo por parte dos contribuintes e seguindo recomendação do Conselho Deliberativo (uma vez que isso já ocorre em todas as empresas prestadoras de serviço), o DAEM – Departamento de Água e Esgoto de Marília – está implantando o sistema de leitura simultânea.

Com isso, a partir de janeiro o contribuinte estará recebendo a sua conta com o que ele gastou nos últimos 30 dias. “Até agora, o contribuinte que ia pagar a sua conta verificava que a leitura era de dois meses atrás. Se ele tivesse algum problema, como um gasto excessivo naquele período (o que poderia ser um vazamento dentro da residência), ficaria muito tarde para detectar esse distorção. Agora, com a leitura simultânea terá condições de fazer esse acompanhamento”, explicou o diretor do DAEM, João Carlos Polegato.

Diante da implantação desse sistema, o Conselho Deliberativo do DAEM estabeleceu que o valor devido no mês de dezembro será dividido em 12 vezes, ou seja, em janeiro (e nos meses seguintes até dezembro/2015) o contribuinte receberá a conta com o valor do mês que efetivamente consumiu de água e mais um doze avos da conta de dezembro. Hoje, a autarquia possui cerca de 90 mil cadastros, com três datas de vencimento no mês.

João Carlos Polegato explicou que a leitura simultânea já é aplicada em praticamente todas as cidades do país tanto nas prestadoras de serviço de água como também de energia elétrica. “Com a medida sendo aplicada em Marília, o contribuinte terá condições de fazer o acompanhamento do consumo que efetivamente ocorreu durante o período de 30 dias e não de dois meses atrás”, concluiu o diretor do DAEM.

Foto: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024