18 DEZ 2014
Prorrogada até o dia 31 vacinação contra Pólio e Sarampo

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, informa que prorrogou até o dia 31 de dezembro, quarta-feira, a campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo. “Objetivo da campanha é vacinar o maior número de crianças menores de cinco anos. Por orientação do Ministério da Saúde, todas as cidades que não atingiram até 95% do público alvo devem prorrogar a campanha. É importante salientar que a Poliomielite, que foi erradicada do país graças às campanhas, é uma doença grave e a vacinação é fundamental para evitarmos o retorno do vírus ao Brasil, assim como também é importante a vacinação contra o sarampo, já que registramos casos da doença em alguns estados brasileiros, como no Rio de Janeiro. O sarampo é uma doença altamente transmissível e estamos entrando no período de férias, quando muitas famílias viajam, por isso, o alerta que estamos realizando para que os pais ou responsáveis levem a criança até uma unidade de saúde”, revelou a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Rachel Ramirez.

Público alvo – A aplicação da vacina oral (gotinha) contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, é realizada nas crianças de 06 meses até menores de cinco anos de idade. Em relação à campanha contra o sarampo, a aplicação da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é feita em todas as crianças de 01 ano de idade até menores de cinco anos. “Pedimos aos pais ou responsáveis que não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação para a devida atualização do documento”, ressalta Ramirez.

De acordo ainda com dados da Vigilância Epidemiológica, Marília conta com 9.071 crianças que tomaram a vacina tríplice viral, com cobertura de 87% do público alvo e contra a poliomielite os números chegam a 75% das crianças menores de cinco anos.

A vacinação pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7 às 18 horas e nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 7 às 17 horas.  “A vacina é a medida de prevenção mais eficaz que dispomos para combater estas doenças”, finaliza a supervisora da Vigilância Epidemiológica.

As campanhas contra a poliomielite e de combate ao sarampo são promovidas em parceria com o Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500.

Foto: Wilson Ruiz