08 SET 2014
CULTURA
Grupo de Capoeira Negro Fujão realiza 10º Batizado e Troca de Graduação de seus alunos

O grupo de capoeira Negro Fujão realizará nos dias 11, 12 e 13 de setembro o 10º Batizado e troca de graduação de seus alunos. O evento contará também com um Encontro Nacional de Capoeira, cursos, palestras, apresentação, roda aberta, batizado e exposição. O Batizado é organizado pelo contra mestre Fabio Luiz Mattos Ribeiro (Dunga), coordenador do grupo Negro Fujão em Marília, e supervisionado pelo mestre Marcelo Alves Galvão (Pererê), presidente e fundador do grupo Negro Fujão.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, terá a participação de mestres e professores de Marília e região e de Pernambuco, com cerca de 200 capoeiristas envolvidos, e contará com apresentações de Maculelê, Puxada de Rede e Samba de Roda e apresentações infantis e de graduados.

Durante o Batizado, o Grupo Negro Fujão estará comemorando 13 anos de trabalho na cidade de Marília. O grupo teve sua sede inaugurada em setembro de 2001, pelo contra mestre Dunga. Atualmente o grupo desenvolve alguns projetos sociais em Marília, como o “Capoeira no Espaço” (todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30, no Espaço Cultural), o “Arte e Cultura” – que é desenvolvido na escola Olímpio Cruz, e outros no Poliesportivo do Jardim Santa Antonieta e na Casa do Pequeno Cidadão, Unidade 5.

Segundo Fábio Dunga, os projetos de capoeira são importantes ferramentas de inclusão social, pois além de incentivar a prática esportiva, ajuda a melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes em todos os aspectos.

“Queremos incentivar a prática da capoeira para todas as idades, temos alunos de 04 a 70 anos. Acreditamos que a capoeira seja, além de uma prática esportiva, uma importante ferramenta de transformação social. Queremos agradecer a Secretaria da Cultura, que tem nos dado grande apoio e queremos também convidar a população para prestigiar nossos eventos”, disse Dunga.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 99882- 0255.

Dia 11 – quinta-feira

20h- Apresentação do Grupo Negro Fujão e Aula Aberta na Feira Noturna Pôr  Do Sol –  Avenida das Indústrias;

Dia 12 – sexta-feira

19h30 – Roda de Apresentação e Exposição Fotográfica e de Acervo de Instrumentos, na Galeria Municipal de Artes (Rua XV de Novembro, 367);

Dia 13 – sábado

9h30 – Curso de Capoeira com o Mestre Pererê na Escola Santa Antonieta/ Jardim Santa Antonieta;

14h – Roda de apresentação (mestres, professores, alunos, graduados) na Escola Estadual Benito Martinelli;

17h – Batizado e Troca de Graduação com todos os alunos de todos os projetos.