01 SET 2014
Eleição do Conselho Municipal de Cultura acontece nesta terça-feira

Acontece nesta terça-feira, dia 02 de setembro, às 19h, no Auditório Municipal “Professor Octávio Lignelli”, a eleição para nova composição do Conselho Municipal de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico.

Trata-se de órgão de assessoramento, que vem atuando desde 1.986 e que foi regulamentado através da Lei 5.195 de 2.002. O Conselho é incumbido de incentivar, promover, executar e coordenar ações pertinentes ao desenvolvimento de atividades culturais no Município, através da apreciação de propostas e ideias para melhor aproveitamento do potencial das atividades culturais e talentos locais.

É composto por 21 conselheiros, os quais se reúnem mensalmente, respeitando programação previamente estabelecida ou conforme necessidade, em locais rotativos, no desiderato de discutir propostas, cooperar com as entidades culturais, elaborar projetos culturais e artísticos, deliberar sobre assuntos submetidos à sua apreciação entre outras ações.

A eleição se dará mediante voto secreto através de cédulas onde cada um dos presentes poderá votar na nova constituição do Conselho. Uma ficha do candidato com seu segmento artístico também será fornecida para quem desejar.

“Para que haja continuidade convidamos e incentivamos a participação de todos os segmentos e linguagens culturais na reunião que será realizada no dia 2 de setembro, às 19 horas no Auditório “Professor Octávio Lignelli” para a nova composição do Conselho. É necessário um Conselho atuante que venha somar com a Secretaria da Cultura e nos assessorar, além do que é de fundamental importância sua existência, pois trata-se de um dos requisitos para que o município possa fazer parte do Sistema Nacional de Cultura”, disse Taís Monteiro, Secretária Municipal da Cultura.

Durante a II Conferência Municipal de Cultura de Marília, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura juntamente com o Conselho Municipal da Cultura que teve como tema do evento foi “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, além de debates com artistas, ativistas culturais e sociedade civil políticas públicas de cultura para o município houve ainda a eleição da chapa que até então esteve à frente sob a presidência do artista e ativista cultural Márcio Martins.

“Dentre os grandes feitos de nossa gestão, o Município passou a ter compromisso com a defesa do patrimônio, elaboramos uma carta compromisso com os pré-candidatos ao governo municipal denominada ‘Pacto de Cultura’, onde os artistas expressaram seus anseios e expectativas para a política cultural no município, e resultante da mesma foi a elaboração da Lei Municipal de Incentivo à Cultura que visa alimentar a produção dos projetos culturais, discutimos com vereadores uma lei que poderia ser um entrave, pois proibiria o direito dos artistas de rua de efetuar seus trabalhos, mas que com nosso direcionamento obtivemos êxito, ou seja, houve um processo democrático do Conselho em parceria com a Secretaria da Cultura”, disse Márcio Martins.