07 AGO 2014
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Recuperação de estrada garante melhor escoamento agrícola

O prefeito Vinicius Camarinha vistoriou nesta quarta-feira (6), as obras de recuperação de uma estrada rural do distrito de Avencas. O trecho de três quilômetros foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio do projeto “Melhor Caminho” – executado através da Codasp (Companhia Agrícola de São Paulo).

A recuperação da vicinal vai beneficiar diretamente cerca de 20 propriedades rurais, entre elas uma grande produtora de laranja com 400 mil pés plantados. O investimento da obra é de R$ 1 milhão e a recuperação da estrada rural deverá ser concluída nos próximos dias.

Esta obra é fundamental para o escoamento da produção agrícola e transporte de quem reside em sítios, chácaras e fazendas da região. Além disso, a Fazenda Tamoios possui uma previsão de produzir 80 mil caixas de laranja por ano. É uma terraplanagem de alto custo operacional e que aumenta a extensão da estrada”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

O chefe do Executivo informou ainda que além de Avencas, já apresentou solicitação de novos convênios com o Estado para beneficiar outras áreas rurais do município. “A recuperação e depois a manutenção das estradas rurais vão proporcionar condições de trafegabilidade e segurança, reduzindo os custos do transporte de sementes e insumos bem como do escoamento da produção. Faz parte do planejamento que estamos executando na recuperação de pontes e estradas rurais”, finalizou o prefeito Vinicius.

PRODUTORES AGRADECEM

Nós gostaríamos de agradecer ao prefeito Vinicius Camarinha, a Secretaria Municipal da Agricultura e ao Governo do Estado por estes investimentos nesta obra e, especialmente, por se preocupar em valorizar a atividade agrícola realizada no município”, comentou Claudinei Assali, gerente de produção agrícola da empresa Canamari – proprietária da Fazenda Tamoios. Com a estrada em boas condições de escoamento, a fazenda deve chegar rapidamente a um milhão de pés de laranja plantados.

Eu passo por aqui de duas a três vezes por dia, transportando laranja. A estrada estava repleta de buracos. Era um sofrimento, com muito lamaçal. Agora não, ela está ficando 100%“, relatou o motorista Florisvaldo Batista.

Os secretários municipais da Agricultura, Takao Shintaku, e do Meio Ambiente, Leonardo Mascarin, além dos vereadores José Expedito Capacete, Bássiga Goda, Marcos Custódio e Silvio Harada também participaram da visita as obras de recuperação da estrada rural no distrito de Avencas.

O secretário Takao Shintaku explicou que uma das principais obras no local é a chamada “quebra de barranco”, uma terraplanagem de alto custo operacional, mas que proporciona um grande resultado principalmente nos períodos de chuva.

VEREADORES ELOGIAM

É uma obra muito importante para os produtores rurais do distrito de Avencas e também para o escoamento da sua produção agrícola. O prefeito Vinicius está de parabéns por conseguir convênios como este junto ao Governo do Estado”, disse o vereador José Expedito Capacete, que também lutou por esta conquista.

É uma obra que, certamente, vai mudar o panorama da área rural desta região, trazendo muitos benefícios para os produtores rurais. Fico feliz em ver o empenho do Governador Geraldo Alckmin e do prefeito Vinicius para a execução deste Programa Melhor Caminho no nosso município”, enfatizou o vereador Silvio Harada

Para o vereador José Bássiga (Goda), é uma melhoria muito importante para toda a região. “É de extrema importância esta parceria entre o Governo do Estado com o nosso município. Além disso, vai ajudar no escoamento da produção agrícola, especialmente para os citricultores. O prefeito Vinicius está de parabéns por esta grande conquista junto ao Governador”, destacou.

Esta parceria da administração municipal com o Governo do Estado é muito relevante. E a Câmara Municipal não poderia deixar de dar o seu apoio para uma obra desta magnitude, que vai beneficiar dezenas de famílias que aqui residem e que a utilizam para o escoamento da sua produção agrícola”, comentou o vereador Marcos Custódio.

Foto: Wilson Ruiz