16 JUN 2014
CULTURA
Marília participa da Reunião do Sistema Nacional de Cultura, na capital paulista

Com o objetivo de diagnosticar a Cultura no Estado, projetá-la para os próximos dois anos, identificar a situação das ações e práticas culturais, analisar e levar a público o resultado da Conferência Nacional de Cultura e escolher representantes e suplentes das regiões administrativas para a Comissão, representantes da Secretaria Municipal da Cultura participaram em São Paulo, no último dia 6 de junho, da reunião de apresentação da Proposta Metodológica para Elaboração de Planos Estaduais de Cultura.

As palestrantes do encontro foram Eloíse Helena do Livramento Dellagnelo, coordenadoria executiva; Rosimeride Fátima Carvalho da Silva, analista técnica em Planejamento e Gerenciamento de Projetos; e de Helena Salles Uglione, da equipe técnica de apoio – todas da UFSC. A reunião foi presidida pelo assessor do gabinete, Lauro Ávila Pereira, e a recepção foi feita pelo Secretário de Estado, Marcelo Matos Araújo.

O Secretário agradeceu pela fundamental contribuição no processo. “Tenho consciência da dimensão e complexidade do trabalho neste processo que está se desenvolvendo e desejo que possamos abranger com muita transparência as propostas trazidas para a Comissão de Elaboração do Plano Nacional de Cultura”, diz.

O município de Marília enviou três representantes: Tais Monteiro, secretária municipal da Cultura; Denise Campos Justino, assessora técnica, e Eliana Moreno, supervisora de serviços administrativos. As representantes participaram do treinamento a convite da Secretaria, uma vez que a secretária Tais e a assessora Denise participaram no ano passado, da Comissão Organizadora da Conferência Estadual e da compilação de todas as propostas. E agora também a convite poderão participar da Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano Estadual de Cultura do Estado de São Paulo, resolução 22 de 2014.

Além de Marília, outros municípios como São José do Rio Preto, Araraquara, Araçatuba, Presidente Prudente, Itapeva, Franca, Registro, São Paulo/Capital, Barretos, Santos enviaram seus representantes.

Os temas abordados foram “Análise Situacional da Cultura”, e sub-temas como Diagnóstico, Inventário da Cultura, Recursos para a Cultura, Equipamentos e Atividades, Desafios e oportunidades, Diretrizes e Objetivos; e “Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura” com sub-temas como Fases do Planejamento e Prognóstico.

O encontro visou estabelecer estratégias para o trabalho que será a redação do Plano, construção do regimento, metodologia do trabalho e cronograma com no mínimo um encontro mensal para compilar dados, onde 42 pessoas serão nomeadas. No dia 31 de julho, será publicado oficialmente e até lá todas as cidades deverão ter realizado a reunião para definir seus representantes.

Em Marília, será no dia 6 de julho, das 9h30min às 12 horas, no Auditório “Prof. Octávio Lignelli”, e contará com diversos ativistas de linguagens e segmentos culturais como artes visuais, audiovisual, capoeira, circo, dança, hip hop, literatura, música, patrimônio e teatro, entre outros.

Durante a reunião, a assessora técnica Denise Campos teve reunião com Cássio Rodrigo, assessor de Cultura para Gêneros. “Solicitamos o apoio na realização do projeto II ‘Africanizando Marilia’, com o grupo guineense ‘Netos de Bandim’, que visitou nosso município em setembro de 2013 e pretende voltar este ano, desta vez com apoio da Secretaria de Estado”, afirmou Campos.

Texto: Assessoria de Imprensa