20 MAI 2014
Doação de Leite Humano: Prefeitura homenageia as mães do projeto em Marília

“A gente doa com carinho e ajuda a dar qualidade de vida para os bebês. Isto é muito gratificante”. É assim que Tatiane Rodrigues Dutra, mãe e uma das 67 doadoras do Banco de Leite Humano de Marília define a sua participação no programa de doação.

Para comemorar o Dia Internacional de Doação de Leite Humano, a Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – e em parceria com o Banco de Leite Humano realizaram um café da manhã, nesta segunda-feira (dia 19), em homenagem as mães que fazem parte do projeto. Na ocasião, as doadoras do Banco receberam também um buquê de flores que foi entregue pelos organizadores do encontro. “Elas merecem, pois realizam um trabalho social bastante digno. O desenvolvimento de muitas crianças na nossa cidade depende do leite materno que é doado por estas mulheres“, ressalta Sérgio Lopes Sobrinho, vice-prefeito de Marília.

“É uma ação de amor que beneficia milhares de crianças da nossa região. Hoje, nós temos casos de recém-nascidos com 600 ou 700 gramas de peso que necessitam deste leite materno, e que nos primeiros meses é insubstituível”, comenta Luiz Takano, secretário municipal da saúde.

Para a vereadora Sônia Tonin, o trabalho realizado pelas doadoras é bastante enobrecedor. “Eu considero um ato de amor ao próximo. Além de ajudar na alimentação dos recém-nascidos – principalmente das genitoras que estão impossibilitadas de dar o leite materno, elas oferecem saúde para estas crianças. Isto é extremamente importante”.

“Estas mães voluntárias vêm até aqui para doar vida. O leite materno, além de alimentar, protege a criança de organismos prejudiciais à sua saúde É um trabalho solidário e fantástico”, destaca Marcos Rezende, outro edil que compareceu ao evento.

Além de Marília, o Banco de Leite Humano possui postos de coleta em mais 10 municípios da região. “Hoje, nós atendemos cerca de 30 bebês que precisam do leite materno. Aqui em Marília, nós temos um ambulatório de aleitamento e também promovemos campanhas de doação e de conscientização da importância do projeto. É um trabalho edificante e de muito amor por partes destas mães”, diz Sandra Domingues, supervisora do Banco Leite Humano.

“Há 19 anos, a minha esposa precisou deste trabalho do Banco de Leite Materno. Graças a ação destas voluntárias, o nosso filho – que era prematuro – sobreviveu e, hoje, está com a saúde plena. Só temos que agradecer”, afirma o médico Jairo César dos Reis, diretor técnico do Hospital Materno-Infantil.

“Eu me sinto muito bem fazendo esta ação. No momento, o meu filho não precisa. Mas, se um dia houver necessidade, eu posso contar com o Banco de Leite Humano. Por isso, vale a pena participar”, finaliza Marília Aparecida Nunes dos Santos, outra doadora do Banco de Leite Humano de Marília.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz