17 ABR 2014
Abertas as inscrições para a escola de ciclismo

A Prefeitura Municipal iniciou mais uma etapa no processo de implantação da ciclofaixa em Marília, na parceria com o governo do Estado e a Federação Paulista de Ciclismo. Trata-se da escola de ciclismo, com objetivo de ensinar pessoas entre 12 anos até a “melhor” idade, bem como portadores de algumas deficiências físicas,  a trafegar de bicicleta com equilíbrio e destreza, além de noções básicas da legislação de trânsito.

Segundo o professor Eduardo Ribeiro, 400 vagas estão abertas, entre 9h00 às 17h00. As aulas terão início na terça feira, dia 22. “As bicicletas serão fornecidas pela própria escola, instalada no estádio “Abreuzão” na Avenida Vicente Ferreira, portão da nova arquibancada, ou seja, lado do placar”, explicou Eduardo.

Segundo o professor, com o trânsito cada vez mais complexo em Marília muita gente não aprendeu a conduzir uma bicicleta. “Nada melhor do que aprender de uma forma segura e aos domingos se utilizar da ciclofaixa para esse tipo de atividade. Umas pessoa adepta ao ciclismo, desenvolve princípios saudáveis dentro das regras do trânsito. A escola visa evitar vícios e má conduta”, destacou.

Ele voltou a lembrar a conquista da prefeitura junto ao governo do Estado para implantar em Marília a nova atividade de esporte e lazer, além de ser possível o empréstimo de bicicletas de graça. “São 100 bicicletas para adolescentes e adultos e mais 10 para crianças, tudo de graça. Basta fazer o cadastro no domingo a partir de 7h00 até às 15h00, deixar um documento e emprestar o veículo por uma hora, podendo haver a renovação”, comentou.

Eduardo Ribeiro explicou também a confusão que muitos marilienses estão fazendo entre ciclofaixa e ciclovia. “A ciclovia é utilizada de forma permanente,com um espaço já definido, enquanto a ciclofaixa é implantada por algumas horas semanais, numa avenida de larga estrutura, como a das Esmeraldas, sendo seu espaço limitado com cones e bandeiras”, explicou.

Neste domingo, apesar do “feriadão”, a ciclofaixa vai funcionar normalmente entre 7h00 e 16h00.

Mais uma vez a Emdurb solicita aos proprietários de veículos para nesse horário não estacionarem na Avenida das Esmeraldas, com objetivo de não prejudicar a estrutura que mantém a ciclofaixa do lado esquerdo e a via para o transporte de demais veículos do lado direito.

Foto Wilson Ruiz