10 ABR 2014
Ciclofaixa de lazer começa a funcionar neste domingo

A partir deste domingo (13/04), as famílias marilienses ganham uma nova opção de lazer, saúde e também de prática esportiva. Começa a funcionar a “Ciclofaixa de Lazer”, um projeto da Prefeitura de Marília em parceria com o Governo do Estado e a Federação Paulista de Ciclismo. Será em toda a extensão da avenida das Esmeraldas, num percurso de 10 km, com sinalização e total segurança. Além disso, será possível emprestar bicicletas para pedalar nesse trajeto.

A iniciativa de implantar a Ciclofaixa de Lazer é do prefeito Vinicius Camarinha. Ele lembrou que durante as plenárias do orçamento participativo, realizadas no ano passado, uma das principais reivindicações da população era a criação de espaços e opções de lazer. Além da recuperação dos espaços já existentes, a Administração Municipal também está implantando novos projetos.

Dessa força e graças a uma parceria com o Governo do Estado, Vinicius conseguiu trazer para Marília a Ciclofaixa que foi implantada com grande sucesso na capital paulista e que aos poucos está chegando ao interior paulista. Aliás, Marília é uma das primeiras cidades que passarão a contar com esse projeto.

A sinalização já está sendo realizada em toda a extensão da avenida das Esmeraldas (desde o estádio Abreuzão até Lácio), totalizando 10 km. Somente aos domingos, das 7h às 16h, haverá sinalização especial deixando uma faixa (próxima ao canteiro central) exclusiva para os ciclistas. Durante esse período, o estacionamento será proibido, o que vai permitir o tráfego de veículos.

Na inauguração, neste domingo, haverá o sorteio de cinco bicicletas. Outra novidade será o empréstimo de bicicletas. A Prefeitura obteve junto ao Governo do Estado: 100 bicicletas novas, de 21 marchas. Os interessados terão apenas que apresentar um documento pessoal para sair pedalando. O posto funcionará na praça ao lado da Emdurb.

IMPORTÂNCIA DO PROJETO

O secretário Municipal de Esportes, Gastão Lúcio Rodrigues Pinheiro Júnior, destacou a importância do projeto para a prática esportiva e também de lazer. “É um grande presente que o prefeito Vinicius está conseguindo para Marília, beneficiando as famílias da nossa cidade”, afirmou Gastão.

Ele informou que a partir da Ciclofaixa também começará a funcionar a Escola de Ciclismo, sob responsabilidade da sua Secretaria, visando levar aos ciclistas de todas as idades conhecimentos sobre educação no trânsito (respeito mútuo entre ciclistas e motoristas) e até mesmo noções básicas de mecânica de bicicleta, tudo gratuitamente. A escola funcionará de segunda a sexta, de manhã e tarde, no estádio Abreuzão.

O presidente da Emdurb, Cleber Pinha Alonso, enfatizou que com a sinalização e cones, os ciclistas poderão utilizar a ciclofaixa aos domingos com total segurança. Além disso, o horário escolhido não estará prejudicando o tráfego de veículos, mesmo porque o movimento maior na avenida das Esmeraldas é após às 17h, quando o trânsito voltará ao normal.

CICLISTAS APROVAM

Mesmo antes da inauguração oficial, os praticantes do ciclismo já comemoram a novidade. Os amigos Luiz Calegari (Bombeiro) e Gustavo Barbosa (Representante Comercial), que chegam a pedalar 40 km todo fim de semana, consideram que a ciclofaixa de lazer vai atrair cada vez mais as famílias. “Vamos incentivar os amigos para participar. Vem em boa hora para todos se divertir e praticar esporte”, afirma Luiz.

“Vai ser uma bela opção para as pessoas que praticam esse esporte maravilhoso. E uma coisa puxa a outra, com essa ciclofaixa exclusiva. O pessoal vai dar uma animada e vai vir aqui desfrutar dessa nova opção em nossa cidade”, acrescenta Gustavo Barbosa.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Wilson Ruiz