12 NOV 2013
Mariliense é Medalha de Ouro no 10° Salão de Belas Artes de Ubatuba

Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Hotel Estoril, o artista plástico Alison de Sando Manzoni, venceu o 10º Salão de Belas Artes de Ubatuba, com a obra “O amolador”, na técnica óleo sobre tela. O evento aconteceu no dia 25 de outubro. Quase 300 obras fizeram parte da I seleção, e destas, a Comissão Técnica selecionou aproximadamente 60, que até o dia 17 de novembro, ficarão expostas no Sobradão do Porto. O anúncio da premiação aconteceu no auditório da FundArt na presença de mais de 200 pessoas, incluindo artistas de várias cidade dos estado de São Paulo e outros locais do Brasil. Destaque para a participação do prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato, do vice prefeito, Sérgio Caribe e  da presidenta da FundArt, Isabella Vassão.

Com o incentivo do avô e também artista plástico Percy de Sando, desde criança Alison é um entusiasta nas artes, com gosto especial pela pintura. Aos 10 anos venceu um concurso infantil onde desenhou um fusca que ficou em exposição nas placas das ruas da cidade devido a um projeto da Prefeitura. Na época foi  homenageado na escola onde estudava, EEPG prof. Antônio Augusto Neto.

Há cerca de um ano de e meio a inclinação falou mais alto e depois de anos longe da arte,  Alison retomou a intimidade com as telas, tintas e pincéis em  pintura em óleo sobre tela. Como investimento na carreira fez alguns workshops com artistas na capital paulista.

Salão de Ubatuba – Por intermédio do artista Thiago Hellinger (medalha de prata no Salão de Artes de Ubatuba) tomou conhecimento do Salão de Artes e encarou um novo desafio: o tempo para produzir a obra e cumprimento do prazo e apresentação da mesma. Obstáculos que foram superados com apoio da Secretaria da Cultura e do Hotel Estoril que patrocinou a viagem e garantiu que a inscrição fosse feita pessoalmente pelo artista.

O trabalho de curadoria foi feito pelos artistas convidados para a Comissão Técnica Julgadora – o professor, Diretor de Arte e Artista Plástico Giovanni Parzialle, o professor, crítico de arte e Artista Plástico Leon Berenstein e o professor e Artista Plástico Willians Cardoso – todos experientes artistas internacionais.

O evento contou com a animação do grupo Sexteto Caiçara e marcou a volta do Salão de Belas Artes de Ubatuba.

Para Alison Sando a premiação é o reconhecimento de um trabalho e o incentivo para que continue investindo em sua arte.  “É gratificante demais ter o trabalho reconhecido, serve de estímulo para continuar já que é tão difícil ser artista no Brasil. Agradeço a Secretária Tais Monteiro que não mediu esforços para me apoiar e em especial o Hotel Estoril que me ajudou. Se não fosse eles, provavelmente eu não teria ganhado a Medalha. Tenho planos de continuar me dedicando às artes e crescer na carreira de artista que é uma meta mais de satisfação pessoal”, conclui.