24 SET 2013
Educação no trânsito: Marília estreia projeto da minicidade

Dentro das atividades realizadas para marcar a Semana Nacional do Trânsito, que este ano traz ao tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas”, uma minicidade foi instalada pela Polícia Rodoviária Federal e Transbrasiliana, com apoio da Secretaria Municipal da Educação e Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) no Ginásio de Esportes da Avenida Santo Antonio. O objetivo é estimular a educação no trânsito. A minicidade fica em Marília até o final da semana.

Segundo presidente da Emdurb, Cléber Pinha Alonso, é de fundamental importância o trabalho de conscientização no trânsito a partir das crianças. “Estamos desenvolvendo um trabalho de educação e conscientização permanentes. É importante o envolvimento da população para diminuir a violência no trânsito”, destacou.

Pinha Alonso lembrou que só neste ano, 16 pessoas morreram em acidentes no município de Marília. Um dos graves fatores é o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, mesmo com o rigor da lei seca. Outra preocupação são os acidentes com motocicletas, diante do crescimento da frota.

Para a Secretária da Educação, Fabiana Cruvinel, a minicidade é uma forma  pedagógica inédita de estimular a educação viária. “Marília está tendo o privilégio de estrear esse projeto piloto no estado de São Paulo. As crianças e adolescentes vão multiplicar a proposta de um trânsito seguro. Agradecemos a BRVias e a Polícia Federal por acreditar no nosso trabalho”, comentou a responsável pela pasta.

No projeto, as crianças andam de triciclo apreendendo as regras do trânsito, explicou o supervisor de tráfego da BRVias, Marcelo Jazara. “Esse é um projeto conjunto com a Polícia Rodoviária Federal para antecipar a educação no trânsito. Temos a proposta das leis de trânsito envolvendo veículos e pedestres. Depois de Marília, que inaugura a proposta, a minicidade vai percorrer a região”, explicou Jazara.

O inspetor Farias da Polícia Rodoviária Federal de Marília elogiou a BRVias pela iniciativa. “As crianças são o nosso futuro. É fundamental prepará-las para as regras do trânsito, e no presente utilizá-las como instrumento de reeducação dos adultos em questões graves que tem gerado acidentes como excesso de velocidade, abuso nas ultrapassagens e dirigir falando ao celular. É preciso mudar o comportamento da população no trânsito urbano e rodoviário”, finalizou.

Programação – Nesta quarta-feira, Dia Nacional do Trânsito, haverá também, das 8 às 10 horas, ação educativa sobre a Lei Seca na BR-153, base da Polícia Rodoviária Federal. Das 15h30 às 17 horas; acontece a blitz no cruzamento das avenidas Rio Branco e Sampaio Vidal.

Na quinta-feira, as 8 e 15 horas serão realizadas palestra e ação educativa com a Tenente Ana Cláudia, da Polícia Militar, na Fundação Bradesco.

Foto Wilson Ruiz