19 SET 2013
Associação de Agricultores Familiares vence licitação para fornecimento de hortifrutis à merenda escolar

Teve duração de  duas horas a licitação realizada pela prefeitura Municipal para definir os fornecedores de produtos à cozinha piloto até o final do ano letivo de 2013. A Associação dos agricultores Familiares de Marília, hoje totalmente reestruturada, venceu o processo para o fornecimento de hortifrutis. Serão comercializados 10 produtos: alface, abóbora “Cabotiã”, abobrinha, batata, doce, beterraba, cheiro verde, cenoura, chuchu, couve e mandioca.

O secretário municipal da Agricultura, Takao Shintaku, acompanhou todo o processo e classificou como uma vitória para o setor agrícola de Marília. “Depois de reativarmos a associação superando todo o processo burocrático, agora órgão só tende a crescer. Todos vão ganhar. Os agricultores terão incentivo para permanecer no campo e a Prefeitura irá comprar produtos com preço do mercado, eliminado-se o intermediário”, destacou.

Já o coordenador Carlos Humberto Garrosino Filho, destacou que também faz parte do planejamento da Associação ter um espaço para a nova sede além da compra de caminhões para a entrega dos produtos não apenas para a merenda escolar como para outros segmentos, como por exemplo o sistema penitenciário. “Os agricultores cultivaram os produtos de acordo com o cardápio estipulado pela cozinha piloto. Com os preços acompanhando o mercado, vamos iniciar o fornecimento dos produtos à rede municipal neste restante de ano letivo, Já para 2014, a meta é aumentar a produção e a venda”, comentou Garrossino Filho.

O prefeito Vinícius Camarinha ficou muito satisfeito ao saber do resultado da licitação. “Queremos a valorização dos produtores de Marília e a eliminação dos intermediários. Com isso, todos vão ganhar, parabéns pelo empenho de todos na reativação da associação dos Agricultores Familiares”, destacou Vinícius.

O gerente do Ceasa de Marília, Odracir Capponi, lembrou o empenho do prefeito Vinícius para essa vitória e destacou também o esforço do Sebrae, Cati(Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e da Secretaria Estadual da Agricultura. “Marília tem um cinturão verde de produção de hortaliças e frutas muito forte para o abastecimento de vários setores. O município apresenta cerca de 600 produtores, sendo 200 ligados à agricultura familiar.  O empresário rural, se fixando no campo, vai representar qualidade de vida para todos”, concluiu Odracir. Ele abriu espaço para a associação ocupar temporariamente o Ceasa até conseguir uma sede própria.

Por fim, o presidente da Associação, José Aparecido Pereira, conhecido como Maradona”, destacou que depois dessa primeira vitória na licitação, a meta já para o ano que vem é aumentar a produção visando fornecer 80% dos produtos adquiridos para a merenda escolar”, afirmou.

Foto Wilson Ruiz